segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Vídeo - Uma Nova "Ave Maria": Frank La Rocca, "Ave Maria"


Ainda não sei qual é a mais bonita, se a Ave Maria de Bach/Gounod ou a de Schubert. Meu professor de violino gosta mais da de Schubert, mas disse que talvez a razão disso seja porque tocou a de Bach/Goubod demais em celebrações.

Eu tendo a gostar mais da de Bach/Gounod, porque Bach para mim é o supra sumo da beleza musical. Mas eu fiquei muito impressionado pela maneira que o último filme Batman fez o arranjo da de Schubert, ficou demais. Eu acho que não preciso decidir qual é a mais linda, né?

Gostei muito dessa versão nova de Ave Maria feita pelo compositor contemporâneo americano Frank La Rocca, Deve exigir muito controle do arco para ser tocada no violino. 

Parece realmente uma versão mais lenta, sem pontos muito altos, mais "sóbria", como diz o site Aleteia, deu um toque de sublime, de fato consumado. As outras tem um sentido de apelo, de grito a Nossa Senhora, apesar de ter apelo também em La Rocca, pelo próprio espírito da oração.

Em todo caso, sou muito leigo para fazer avaliação técnica.


Ele também compôs "Aue Maria" em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe.


Nenhum comentário: