quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Se a ignorância é o paraíso, maconha é um ticket de ida para o nirvana"





Caros, hoje eu vou reproduzir algumas frases de um excepcional artigo de Toby Young publicado no jornal The Telegraph. O artigo nos fala por que não se deve legalizar a maconha.

No Brasil, há muitos defensores disso, passando por Fernando Henrique Cardoso, Nelson Motta (compositor e escritor), Sergio Cabral (governador do Rio) e  muitos (se não maioria) dos parlamentares. No mundo, há também muitos defensores e Young escreve especialmente para um parlamentar esquerdista inglês que deseja legalizar a droga.

No artigo, Young diz que a razão que não se deve legalizar a maconha é devido aos efeitos que ela provoca no cérebro dos usuários (efeito já comprovado pela ciência). Os que aderem a legalização costumam dizer que a maconha não provoca problemas físicos nas pessoas, como a Cocaína e o álcool, esquecendo dos efeitos mentais.

O texto de Young é muito inteligente e tem muito humor. Recomendo a leitura no original. Mas aqui vai a tradução do que achei mais interessante.

" Não há nada mais agradável do que sentar em volta de uma mesa com um grupo de amigos intimos. Mas no momento que eles puxam seus cigarros de maconha, você percebe que é o momento de ir embora. Assim que o cigarro passa de boca em boca, eles ficam incapazes de fazer qualquer comentário inteligente. No proximo minuto, eles estarão discutindo se o filme Avatar foi um marco na história cinematográfica"


"Se a ignorância é o paraíso, maconha é um ticket apenas de ida para o nirvana."

"Claro que maconha pode ser combinada com vestígios de inteligência, a droga leva algum tempo para fazer efeitos na capacidade mental das pessoas. Mas o veterano no uso da droga pode parar um conversa para procurar a palavra certa. Quando ele se lembra, já esqueceu o assunto. Isso não seria tão ruim se a palvra fosse "shadenfreude", mas geralmente é "cadeira" ou "cachorro".

"Eu não estou dizendo que maconha é responsável pelo declínio da Civilização Ocidental, mas alguém acreditaria no poder de cura dos cristais se não estivesse drogado?

"Defensores da droga dizem às vezes que fumar maconha não matará ninguém, enquanto 10 mil pessoas morrem todo ano por causa da bebida. Mas por que nós deveríamos colocar o saúde física acima da saúde mental? O álcool destrói seu fígado, mas ele não faz você pensar que Stonehenge é uma fonte cósmica de energia. "

"A dependência alcóolica pode ter matado grandes escritores - Fitzgeral, Hemingway, Lowry - mas não impediu eles de escrevem grandes romances. A única literatura inspirada pela maconha é  Zen and the Art of Motorcycle Maintenance and The Fabulous Furry Freak Brothers...Apenas maconha pode fazer isso, pois ela destrói partes do corpo humano que o álcool não alcança."

"Depois de fumar maconha, o jovem é mais provável de atacar um sorvete de Haagan-Dazs do que um pilicial. O efeito é mais sério na sua coleção de CD que na sua saúde física. Depois de uso prolongado, inevitavelmente, você ficará dependente de Bob Marley."

"Seria absurdo dizer que eu perdi amigos por causa da maconha, mas você perde algo. Muitas vezes eu fui para um jantar esperando boa companhia e conversa inteligente, apenas para acabar jogando um partida de Trívia com crianças de cinco anos. Você pode não sentir falta de alguém como você sentiria se ele fosse dependente de heroína ou LSD. Mas você ver que eles não são mais a companhias agradáveis e inteligentes que costumavam ser."

Comparado aos amigos de Young, os meus amigos que fumam maconha com regularidade já passaram pela cadeia e suas vidas estão destruídas. Os que fumam de vez em quando conseguem manter a capacidade mental, mas suas opiniões são bem mais relativas em matéria de moral ou ética e suas vidas pessoais refletem isso. No caso dos que usam álcool, eles conseguem ser moralmente conservadores. A maconha tem uma lógica moral e ética completamente diferente do álccol. Ela carrega uma ideologia de submundo, de destruição das instituições.

Nenhum comentário: