terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um Erro do Google Maps pode Provocar Guerra Latino-Americana




O Google Maps considerou que a ilha Calero estava no território nicaraguense, e o exército da Nicarágua, supostamente observando o Google Maps, resolveu, no começo de novembro passado, estacionar suas tropas na Ilha. A Costa Rica , que não tem exército desde 1948, apenas polícia, resolveu apelar para a Organização dos Estados Americanosm (OEA).

A ilha fica na fronteira atlântica dos dois países, separada pelo Rio San Juan. Ela sofre disputas territoriais, mas é reconhecida como parte da Costa Rica desde 1897. O Ministro das Relações Estrangeiras da Nicarágua disse ao Google, no entanto, que estava certo considerar a Ilha como sendo da Nicarágua e o comandante, Eden Pastora, que invadiu a ilha, citou um acordo de 1858 como dando suporte para a invasão.

O Google acusou o Departamento de Estado dos Estados Unidos por ter fornecido erros de informação e corrigiu o seu mapa para que a ilha pertencesse a Costa Rica.

Até agora, mesmo depois da correção do Google,  nada foi resolvido. A OEA, no dia 13 de novembro, pediu a retirada das tropas, mas a Nicarágua não cumpriu a ordem. O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, ameaçou deixar a organização. E tudo ficou por isso mesmo (!).

A Nicarágua é o segundo país mais pobre do hemisfério ocidental, só supera o Haiti. Ortega é ex-guerrilheiro sandinista, que governou o país entre 1985 e 1990, e assumiu novamente a presidência em 2007. Ele tem se aproximado de Hugo Chávez e de Ahmadinejad, alterou a Constitutição do país de forma fraudulenta para que fique o tempo que quiser no cargo (próximas eleição é em 2011) e também fraudou as últimas eleições municipais.

Apesar disso tudo, os Estados Unidos, para continuar na série "erros na diplomacia amaericana", continuam ajudando o regime de Ortega.

E a OEA serve para quê mesmo?

Nenhum comentário: