terça-feira, 19 de junho de 2018

50 Fake News Contra Trump


Da lista de 50 fake news contra Trump há algumas que são bem engraçadas, mas todas são bem perigosas.

O que é fake news? Bom, para mim, basta uma distorção dos fatos para se tornar fake news. Por vezes, você pode falar a verdade e mentir ao mesmo tempo (ao distorcer o ângulo da notícia ou ao usar um termo quw seja eufemismo ou preconceituoso), mesmo usando dados quantitativos. Como eu ensino aos meus alunos, mesmo gráficos podem ser mentirosos, e estatísticas podem ser mentiras gigantescas.

Já que uma pequena distorção ou o uso de um termo já torna uma notícia em notícia falsa é muito difícil banir a tal fake news.

Em todo caso, algumas fake news por seu grau de erro factual se destacam. Além disso, eu considero que para alguns assuntos as fake news são maioria, como aborto, casamento gay, Islã, terrorismo muçulmano, imigração europeia, Igreja Católica, Lula, Bolsonaro, Venezuela, Cuba e Trump.

E alguns meios de comunicação são quase na totalidade fake news, quando se tratam desses assuntos como Globo, UOL, CNN, The Economist, Financial Times e BBC,

O site Sharyl Attkisson catalogou 50 fake news contra Trump.

Fiz uma seleção de 10 para destacar, vejam todas clicando aqui. Entre essas 10 eu excluí muita bobagem que foi dita sobre os "russos" e a campanha política de Trump.

1) Em outubro de 2016, vários jornais disseram que Trump não havia pago imposto de renda por 18 anos seguidos. Depois verificou-se que além de pagar neste período ele pagou mais impostos em termos relativos do que Obama e Bernie Sanders.

2) Disseram que Trump tirou o busto de Martin Luther King Jr. da Casa Branca. Era mentira.

3) Disseram que todos os servidores seniors do Departamento de Estado tinha pedido demissão depois da vitória de Trump. Era mentira.

4) Sites jornalísticos disseram que Trump ameaçou invadir o México por conta da invasão de gangues mexicanas nos EUA. Era mentira.

5) NBC News disse que Putin afirmou que tinha informações comprometedoras contra Trump. Na verdade, Putin disse o contrário, que não tinha informações;

6)  Jornais disseram que a confiança na imprensa caiu durante a gestão Trump. Na verdade, os dados eram da época de Obama;

7) Jornais disseram que Trump chamou os imigrantes mexicanos de "animais". Na verdade, Trump se referia a membros de uma gangue mexicana assassina chamada MS-13.

8) Jornalistas divulgaram uma foto de crianças imigrantes em gaiolas dizendo que era a política de imigração de Trump. Na verdade, era foto da época de Obama.

9) New York Times disse que apenas mil pessoas foram a um comício de Trump. Na verdade, os cálculos apontaram para mais de 5 mil.

10) CNN editou todo um discurso de Trump para querer mostrar que Trump não sabia que os japoneses faziam carros nos EUA. Na verdade, o discurso inteiro de Trump reconhecia esse fato.




Nenhum comentário: