sexta-feira, 22 de março de 2019

Guerra entre EUA e China. E o Zen e o Chen



O presidente da China está na Itália, o sites dizem que ele não deseja se encontrar com o Papa Francisco, apesar do Vaticano desejar arduamente, depois que o Papa Francisco assinou acordo com o país comunista.

China, um país que desde 1978 desistiu do comunismo econômico em algumas regiões do país, e com isso cresceu a taxa inimagináveis muitas vezes não usando as "regras de mercado". Toda vez que um economista defende o livre mercado falando da China, eu tenho vontade de rir. China é o máximo exemplo de capitalismo de estado e não de livre mercado.

Mas o país cresceu demais e hoje é uma potência militar também.

O site The American Catholic disponibilizou um texto muito interessante que mostra quanto os Estados Unidos estão despreaprados para uma guerra contra a China.

E no vídeo acima, o cientista político de Harvard, Graham Alisson, fala de uma possível guerra entre os Estados Unidos e a China. No vídeo, Allison fala do projeto do poder chinês, para chegar em 2049 como a potência dominante em tudo: tecnologia, economia e guerra. Mas a prescrição para a paz de Alison não é convincente, para mim.

A China planeja dominar o mundo em todos os aspectos e Alison acha que a criação de algo como a ONU pode ajudar.

Não, acho que não.

A China não quer conversa com quem se rebaixa a ela, ver o Papa Francisco.

Enquanto isso, o cardeal Zen, que tanto lutou contra o acordo Vaticano-China, foi premiado nos Estados Unidos com a medalha Truman-Reagan da Liberdade e se encontrou com a ativista chinês cego Chen Guangdeng, que fugiu de uma prisão chinesa, com a ajuda de sua esposa e recebeu asilo nos Estados Unidos. Chen lutava contra a terrível política de aborto chinesa.

Acho que Zen e Chen têm muito a ensina para o professor de Harvard.


4 comentários:

Adilson disse...

Bem... infelizmente, papa Francisco continua e continuará agindo como alguém que vive no presente tendo a cabeça no futuro: coisa mesmo de progressista que apregoam o tal mundo futuro. Quanto a China: eu sempre fui muito curioso em saber o que de fato fez a China, como também a Rússia, crescer tanto nas últimas 5 décadas. Já li diversos artigos que culpam os próprios grandes capitalistas ocidentais e políticos ocidentais: segundo os articulistas que li, capitalistas e políticos ocidentais foram generosos com os comunistas. Evidentemente, tem o lado psicológico podre dos grandes capitalistas que desde que perceberam que podiam mandar no mundo, começaram a eliminar concorrências, derrubar governos, destruir culturas antigas o conservadorismo e comprar os desejos de fama e poder. Com tando poder econômico, fica evidente porque os grandes capitalistas ocidentais, se tornaram pessoas apátridas e passaram a financiar todo tipo de loucura ideológica, acabando por chegar a controlar a ONU. Agora quanto aos políticos ocidentais: Ha um escritor chamado Anthony Sutton (autor do livro "The Best Enemy Money Can Buy") que após estudar a fundo a ajuda militar americana à ex-URSS durante a II Guerra Mundial, descobriu que toda a indústria pesada soviética era uma fachada de papelão só mantida em pé pela força do dinheiro ocidental. Pergunto: o mesmo não aconteceu com a China? É logicamente impossível que tanto a China quanto a Rússia, por meios próprios, tivessem se tornado o que são hoje.

Anônimo disse...

Olá amigo,
quase não tenho comentado, mas continuo acompanhando o blog.

Minha pergunta é: o sr. sabe dizer por que a China cresce tanto economicamente?

Abraço,
Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Em resposta rápida, a razão é basicamente porque tem muita gente lá. Mão de obra barata. E com falta de respeito às regras de mercado.

Além disso, possivelmente as taxas de crescimento são maquiadas.

Abraço

Unknown disse...

Obrigado meu amigo.
Abraço.