quinta-feira, 21 de maio de 2020

China: Tudo Começou com "Xadrez Diplomático"



Kissinger e companhia disseram a Richard Nixon: ei, que tal a gente usar a China comunista contra a     União Soviética? Eles começaram a brigar por poder comunista no mundo e pela Manchúria. A gente pode piorar a relação da China e da URSS e assim conseguir que a URSS diminua suas preocupações nucleares contra a gente. Vamos jogar com a desconfiança deles.

Era o xadrez diplomático que fez Kissinger ficar famoso

Na época, a China estava em plena Revolução Cultural matando centenas de milhares dos próprios chineses, por espancamento ou engolindo pregos, para que todos dissessem que Mao Tse Tung era o "sol que nunca se punha". 

E, by the way, estava ocorrendo a guerra do Vietnã, na época, em que a China e a URSS forneciam apoio aos comunistas.

Passando por cima de tudo isso, Nixon aceitou a proposta dos seus auxiliares e "abriu as portas da China" em 1972 (foto acima) e se encontrou com Mao Tse Tung.

O historiador Niall Fergusson diz que o encontro de Nixon com Mao Tse Tung foi uma festa, com direito à visita à muralha da China e banda chinesa tocando música americana

A visita de 72 tem até filme e Nixon compara sua visita à China à chegada do homem na lua!!! Era ano de eleição, o que explica um pouco a viagem e as palavras de auto exaltação. Nixon iria ganhar a reeleição com vasta vantagem, mas renunciaria para não sofrer impeachment em 1974



A China é até hoje comunista, a URSS não existe mais. A ação do xadrez diplomático de Kissinger deu certo?

Hoje, o mundo dito capitalista depende da China comunista. Na minha visão, Mao enganou Stalin, depois enganou Nixon e a China continua enganando. Atualmente, Francisco anda brincando com a China também.

Um erro gigantesco na vida de uma pessoa por vezes começam com uma ilusão, uma festa, um sorriso, uma brincadeira aparentemente inocente. Ao que parece, pode ocorrer com estados também.

Hoje, em plena pandemia chinesa o atual presidente dos Estados Unidos diz que a China manipula informação para se livrar dos seus terríveis erros na condução da pandemia. Bom, mas o que se esperar de uma ditadura? Se tem um tipo de governo que precisa de estrito controle de informações é uma ditadura.




5 comentários:

Adilson disse...

Essa postagem é de doer, viu dr Pedro? Dói muito e por dois motivos:
1) a China continua a mesma criminosa, como o senhor mesmo diz.
2) desconfio que o próprio Kissinger desejava isso. Digo isso pelo comportamento dele: até hoje Kissinger não diz nenhuma palavra contra a China e nem reconhece o erro que cometeram. Um outro fator que sempre lembro é sua sanha de reduzir a população ocidental: aquele relatório nojento dele é uma prova incontestável de que esse Kissinger é sim um sujeito IRRESPONSÁVEL.

Por fim, gostei desse seu trecho:

"Na minha visão, Mao enganou Stálin, depois enganou Nixon e a China continua enganando. Atualmente, Francisco anda brincando com a China também."

Realmente, o que esse papa tá achando? Será que ele se considera "expert" e a altura de iludir Xi, ou tá realmente, tipo acreditando que há alguma dignidade moral na alma de um comunista que aprendeu aos pés de Mao? Bom, a considerar que o papa é um sujeito muito confuso, e às vezes um total idiota, suspeito que ele é um perfeito suicida.

De qualquer forma, acredito essa pandemia revelou que a China tá mais ousada do que nunca, e que o escândalo envolvendo a OMS prova que Trump está no caminho certo: espero que Trump não esteja fazendo joguinho com a OMS, mas de fato tire os EUA da OMS, até que a ONU prove que não é mais controlada por criminosos tão à luz do dia.

Que a Providencia cuide de nós.

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito bom. Ótimo comentário, meu amigo.

Sim, que a Providência cuide de nós. Amém.

Abraço,
Pedro Erik

Horácio Ramalho disse...

Saudações. A prova de que o comunismo é uma ideologia impraticável, fadada ao fracasso e que só encontra refúgio nas mentes dos fracassados é esta. Acredito que a validade de uma ideia se dá pela 'força de sua necessidade', ou seja, ela naturalmente se impõe por mostrar-se prática e eficiente. É por isso que as rodas são redondas e não quadradas. O comunismo nunca nasce e se impõe dessa forma, naturalmente; precisa ser imposto pela força bruta, pois qualquer liberdade de escolha e o mínimo esforço de raciocínio revela o quão antinatural é essa ideologia. Ela encontra eco nos corações daqueles que têm cede de poder e controle, dossão cheios de malícia e inveja. Por isso que todo regime comunista/socialista demanda uma ditadura, controle total e repressão aos dissidentes. Chega a ser irônico, o 'presidente' daquela que dizem ser a futura super potência, tem medo do que as pessoas pensam nas redes sociais. Não deixo de pensar que se China de Kissinger é o que é hoje, foi por causa da falta de engajamento na Guerra civil ao lado dos nacionalistas por parte dos americanos. George Marshall fracassou pensando que poderia criar uma China onde os comunistas liderados por Mao aceitariam repartir o poder. E o Ocidente comete o mesmo erro hoje, de modo que não se negocia com um inimigo que vê como resultado ótimo para ele a submissão total do outro. Numa luta por sobrevivência, infelizmente, cooperação com certos tipos não existe, apenas a destruição. Pois se escolheram tal caminho, deve-se reagir de acordo na resposta.

Anderson Serafim disse...

Quase simultaneamente, o IPCO lança essa matéria. Vale a pena ler.

http://www.abim.inf.br/coronavirus-negocio-da-china/

Que Deus tenha misericórdia de nós!

Anônimo disse...

Quem sabe a China será o castigo pela apostasia cristã do Ocidente, até que venha o anticristo seria aquela que lhe abrirá as portas de forma total, enquanto isso, o restante de 7,5 bi ficarão presos em suas residencias?