terça-feira, 9 de junho de 2020

O Caso Charles de Foucauld - A Briga pelo Passado e o Método Missionário



O padre francês (que foi militar, explorador e geógrafo) Charles de Foucauld, beatificado em 2005 pelo Papa Bento XVI, deve ser canonizado este ano pelo Papa Francisco. Daí surgiu na internet uma briga ideológica pelo seu passado.

Em 1 de dezembro de 1916, de Foucauld foi arrastado de sua fortaleza por um grupo de assaltantes tribais muçulmanos e assassinado.

Em resumo, de Foucauld, como padre, trabalhou entre muçulmanos e, ao que parece, não procurava convertê-los mas sim atrair os muçulmanos com uso da caridade e da misericórdia. Mas nas cartas que ele escrevia para a França ele condenava o islamismo fortemente (dizia que o Islã era uma religião sem verdade e sem escrúpulos), dizia que o Islã era uma ameaça para a civilização cristã, e pedia que enviassem rosários (sem a cruz mas com medalhas) para tentar atrair os muçulmanos para a fé católica.

Daí, temos os esquerdistas que dizem que de Foucauld é exemplo de convívio na diversidade e temos os conservadores dizendo para eles lerem as cartas de de Foucauld.

Bom, de toda a discussão, eu acho que o caso de de Foucauld mostra a falha de se pensar que apenas com caridade e misericórdia se atrai alguém para a fé. Muitas vezes, o Papa Francisco disse isso que deve-se converter pelo exemplo. O Papa Francisco diz detestar quem exalta a fé ou a doutrina da Igreja. Muitos também, em apoio ao papa, usam uma frase supostamente de São Francisco que diz que o exemplo converte muito. Mas São Francisco, em vida, converteu de todo jeito, até em guerras. Tudo pela Igreja, dizia ele.

A fé cristã é fé e razão. Não se pode ser verdadeiramente um defensor da fé católica sem conhecê-la. Uma das causas da enorme fragilidade do catolicismo brasileiro é que os brasileiros não conhecem sua fé, assim misturam catolicismo com espiritismo, macumba, secularismo, maçonaria, etc. e não conseguem ver quando um padre faz uma homilia contrária a própria fé. São facilmente atraídos por falsos profetas.

Converter pelo exemplo pode ser um passo, mas se não se ensina a fé católica com sua doutrina, dogmas, Tradição, etc. ficamos nos casos de que a pessoa se converte de dia e  abandona a fé na noite.

Para uma discussão do caso de Foucauld, leiam dois textos do site Jihad Watch.



Rezemos pelo padre Charles de Foucauld. 





6 comentários:

Adilson disse...

postagem séria.
Dr Pedro, esse trecho me preocupou: "e pedia que enviassem rosários (sem a cruz mas com medalhas) para tentar atrair os muçulmanos para a fé católica." Sem ler as tais cartas, não dá pra saber se esse missionário tinha em mente algum temor ou alguma caridade pra não ofender. Daí, a seguinte pergunta: algum santo, realmente SANTO alguma vez usou dessa estranha artimanha para converter alguém ou algum grupo na história da Igreja?

Pedro Erik Carneiro disse...

Bem, realmente foi isso que eu li, sobre os Rosário, meu amigo. Eu não espero que os santos sejam perfeitos. Eles não são, mas são muito melhores que a imensa maioria da humanidade.

Em todo caso, acho que o que importa é que devemos ser guerreiros na fé. Não devemos esconder a fé. Devemos ser a luz do mundo.

Abraço,
Pedro Erik

Luiz Flávio Arreguy Maia disse...

Caro Pedro
Lamento discordar de Charles de Foucauld. Não pode haver catolicismo na atitude de escamotear a cruz. Lembre-se do que foi dito a Constantino: in hoc signo vincet. Somente a proclamação integral da mensagem transmite a "Boa nova"

Pedro Erik Carneiro disse...

Ok, caríssimo amigo.

Grande abraço,
Pedro Erik

Rafael P. disse...

"Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu me fiz servo de todos para ganhar o maior número possível. Para os judeus fiz-me judeu, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da Lei, fiz-me como se eu estivesse debaixo da Lei, embora eu não esteja, a fim de ganhar aqueles que estão debaixo da Lei."
I Coríntios, 9 (v 19-20)

Em vários momentos São Paulo relata que teve que se disfarçar. E não somente a ele, como ele trata da circuncisão de Tito (Gálatas 2) e Timóteo (Atos 16):

"Ao tomá-lo consigo, circuncidou-o, por causa dos judeus daqueles lugares, pois todos sabiam que o seu pai era grego."

Rafael P. disse...

(continuação)

Dessa forma, fica claro que é necessário a um missionário também ter prudência, como creio que o Beato Charles de Foucauld teve.

Cito também o grande Beato Miguel Pro. Alguém poderia dizer que ele cometeu pecado por não usar sua batina em meio a perseguição, que ele negou a cruz ao se vestir como leigo.

Mas foi essa a maneira que ele encontrou para levar a Eucaristia a muitos, e dar os devidos sacramentos a outros.

Não sei se nós teríamos a coragem de estar em missão como Charles de Foucauld, e por isso devemos cuidar com as conclusões. Cristo mesmo adverte sobre os que impõem jugos pesados a outros, mas a si mesmos não querem.

São Pedro mesmo foi um dos que antes da paixão disseram que iriam com Cristo até o fim, mas que na hora que o negócio ficou feio O negou 3x.