quinta-feira, 2 de março de 2023

O Perigo da Lógica Hoje em Dia: O Caso Scott Adams


Scott Adams é um cartunista famosíssimo. Autor das tirinhas do Dilbert. Vai abaixo um exemplo das tirinhas dele abaixo:


As tirinhas dele costumavam ser publicadas até duas semanas em inúmeros jornais nos EUA. 

E Scott Adams costuma fazer vídeos nos quais comenta questões sociais e políticas. Eu costumo acompanhar os vídeos dele, porque Scott é extremamente inteligente e sua análise sempre usa argumentação lógica muito interessante.

Eu costumo dar aula de lógica e costumo dizer que se os brasileiros aprendessem a usar a lógica em seus pensamentos, palavras e ações  e mais a usar o português, o Brasil seria riquíssimo e ético. Mesmo porque Cristo é lógica (E o "Logos" se fez carne), como mostro no primeiro conto de meu livro sobre Contos sobre Escolas Modernas.

Bom, há uma semana o uso da lógica por Scott Adamas fez ele perder todos os seus empregos, porque o consideraram que Scott era racista.

O caso foi o seguinte, perguntaram a Scott sobre uma pesquisa que fizeram entre os negros. Perguntaram aos negros se eles achavam que era OK ser branco. Por incrível que pareça, 47% dos negros responderam que não ou não quiseram opinar.

Vendo que 47% dos negros não consideram que a raça branca merece respeito, um número enorme entre os negros, Scott disse que os negros eram um grupo de ódio.

A lógica de Scott é que se grande parte de um grupo social considera que é errado em ter determinada raça então esse grupo social é um grupo de ódio.

É um lógica que pode ser discutida em vários aspectos, pode-se dizer que 47% é pouco, pode-se dizer que aqueles que não quiseram opinar podem ter feito isso por muitas razões, pode-se dizer que grupo de ódio é mais do que apenas declarar um comportamento em uma pesquisa, etc.

Mas a lógica de Scott é respeitável e merece consideração. Imagine se 47% dos brancos dissessem que está errado em ser negro, o que aconteceria? Os jornais certamente estampariam a pesquisa mostrando o ódio contra os negros. 

Mas os jornais não quiseram nem considerar a lógica, como os negros foram vistos de forma negativa nos argumentos de Scott, Scott foi considerado "racista" e afastado dos seus empregos.

Mas nem mesmo a ação dos jornais não pode ser chamada de ação contra o racismo. 

Pois, em termos de lógica, racismo é uma discriminação a uma raça, seja qual for a raça. Até argumento em favor de uma raça é racismo, por exemplo, os amarelos (asiáticos) são mais inteligentes, ou s negros são melhores no basquete. O que os jornais fizeram foi considerar racismo qualquer situação em que os negros são mal vistos. Precisam mudar o nome de luta contra racismo para ação em prol da raça negra, mesmo quando os  negros se mostraram contra uma raça.

Como digo aos meus alunos, deve-se aprender lógica para se pensar de forma correta, para se falar de forma correta, para fazer as perguntas de forma correta e para se escrever de forma correta. O que a mídia faz hoje em dia é desprezar a lógica em nome de uma ideologia e até em defesa de uma raça.



Nenhum comentário: