segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Histórico "Escandaloso" de Francisco sobre Abuso Sexual


Artigo publicado no The Catholic World Report mostra a distância entre o que Francisco disse que ia fazer sobre os abusos sexuais da Igreja e o que realmente fez.

O artigo recebeu muita atenção na mídia católica.

Vou traduzir abaixo:

A “batalha total” do Papa Francisco contra o abuso clerical tem sido um fracasso

Por Christopher R Altieri

 Há cinco anos, o Pontífice criticou “crimes abomináveis ​​que devem ser apagados da face da terra…” O seu histórico desde então tem sido abismal e até escandaloso.

 A maior reunião da liderança hierárquica da Igreja Católica para combater o abuso sexual clerical e o encobrimento foi encerrada há cinco anos – exatamente cinco anos, se você estiver lendo isto no sábado, 24 de fevereiro de 2024 – com o Papa Francisco pedindo por “um todo-  batalha” contra “crimes abomináveis ​​que devem ser apagados da face da terra”.

 O que vimos então na forma de liderança do Papa Francisco no quinquénio que se passou?

 Cinco anos de fracasso

  •  O Papa Francisco recusou-se a destituir um molestador de crianças confesso ou mesmo removê-lo do Colégio dos Cardeais.
  • O Papa Francisco protegeu um prelado argentino favorito que ele mesmo elevou ao episcopado e ameaçou aqueles que buscavam justiça por parte da Igreja.
  • O Papa Francisco presidiu o terrível erro judiciário que permitiu que um poderoso clérigo-artista famoso não apenas escapasse da punição pelo abuso de até quarenta e uma vítimas ao longo de três décadas, mas até mesmo permanecesse no ministério como sacerdote externo residente em  Roma.

O Papa Francisco fez mais.

  • Ele promulgou reformas no papel — incluindo uma peça importante de legislação processual — e recusou-se a usá-las exceto de forma muito moderada, seletiva e nunca de forma transparente.
  • Antes do final do ano que precedeu e precipitou a reunião de fevereiro de 2019, o Papa Francisco demonizou homens e mulheres que exigem a reivindicação do seu direito de conhecer o verdadeiro caráter e conduta dos seus governantes na fé.
  • Mais recentemente, o Papa Francisco elogiou outros – aqueles que seriam conhecidos como guardiões e sentinelas da verdade — pelo silêncio em face de crimes terríveis.
  • Ele falou da boca para fora à justiça imparcial enquanto promoveu um favorito despreparado e totalmente comprometido para altos cargos, desencorajando aquele infeliz sujeito de ter o interesse na administração da justiça que seu próprio cargo exige.


Se todos os outros atos de governo do Papa Francisco estivessem impregnados de sabedoria salomônica, estes por si só - pode-se citar muitos outros - seriam suficientes para avaliar sua conduta no governo da Igreja e considerá-la extremamente deficiente.

 Palavra de ordem ou chavões?

 Responsabilidade, Prestação de Contas, Transparência: Esta foi a tripla palavra de ordem do grande encontro de 2019.

A reunião em si tinha pouco em termos de uma agenda real.  Antes da reunião, o Papa Francisco falou pelo canto da boca.  Por outro lado, ele se esforçou para reprimir as esperanças por isso.  Os principais organizadores da reunião trabalharam para gerenciar as expectativas durante meses antes mesmo de a coisa ser inaugurada.

 Quase imediatamente, surgiram oportunidades para o Papa Francisco e outros clérigos seniores provarem sua sinceridade, mas não houve verdadeiros interessados.  Em 2021, ficou evidente que a palavra de ordem não passava de uma coleção de chavões.

 A responsabilidade sob o Papa Francisco assumiu forma definida na última metade de 2023, quando o mundo testemunhou enquanto a própria Comissão do Papa para a Proteção de Menores criticava o Vaticano por “deficiências tragicamente prejudiciais nas normas destinadas a punir os abusadores e responsabilizar aqueles cujo dever  é abordar irregularidades.

 Essa declaração veio no mesmo dia em que o La Croix da França informou que o desgraçado ex-arcebispo de Bordeaux, cardeal Jean-Pierre Ricard, manteria seu chapéu vermelho e direitos de voto e - no que dizia respeito ao Vaticano - poderia manter suas faculdades para  ministro dentro dos limites da diocese onde reside, embora admitisse ter molestado uma menina de quatorze anos.

 A responsabilização sob o Papa Francisco encontra sua expressão mais eloqüente em sua observação à Associated Press sobre o assunto impossivelmente sórdido do Pe.  Marko Rupnik: “Não tive nada a ver com isso.”

"Nada" foi tudo o que o Papa Francisco teve que fazer para garantir que seu depravado confrade escapasse da justiça.

 A decisão tardia de Francisco de mudar de rumo e renunciar ao estatuto de limitações atrás do qual Rupnik encontrou refúgio só piorou as coisas.  A reviravolta seguiu-se à explosão de indignação mundial com a notícia de que Rupnik seria incardinado em uma diocese de sua terra natal, a Eslovênia, após sua expulsão dos jesuítas por desobediência.

 Mene, mene, tekel, upharsin

 Na semana passada, histórias do Texas, nos Estados Unidos, ao interior australiano ou quebraram ou tiveram grande desenvolvimento.  Uma crise latente que abrange a Europa e a Ásia também começou a ferver.

 Há muito que se tornou inevitavelmente evidente que a podridão na cultura de liderança clerical e hierárquica da Igreja é sistémica.  A cultura clerical que temos agora – sem respeito por inclinações ideológicas ou inclinações teológicas – está totalmente escravizada pela libido dominandi intrinsecamente perversa.

 “A casa da Igreja ficará limpa”, escreveu este jornalista no outono de 2018 – annus horribilis no qual o descuido da hierarquia já estava em exibição berrante — as únicas questões então eram se Francisco ou César estariam segurando a vassoura e se o  a limpeza viria antes ou depois da liquidação.

 Estas questões ainda não receberam uma resposta definitiva, embora a experiência dos últimos cinco anos tenha fornecido indicações inequívocas.

 A Igreja sob o Papa Francisco é simplesmente incapaz ou não quer colocar a sua própria casa em ordem.

Nenhum comentário: