segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Livro sobre Papa - "Francisco - A Conquista do Poder"

 



Foi traduzido para o inglês o livro de Jean Pierre Morreau, François: La Conquer du Pouvoir (Francisco a Conquista do Poder). Em inglês,o títulos ficou "The Synodal Pope" (O Papa do Sínodo). O livro é de 2022. 

Coloquei aqui a estrutura do livro em inglês. Pode-se ver que o foco do autor francês, que conhece muito bem a América Latina, é a história de vida de Francisco quando padre na Argentina, especialmente a influência da teologia da libertação e do peronismo sobre Bergoglio desde o começo da formação.

Tenho a impressão que este é um livro importante para entender ou confirmar o que já se sabe sobre Bergoglio, um papa esquerdista com apego às questões mundanas e desprezo às questões da Igreja.

A apresentação do livro em inglês diz que:

"Em O Papa Sinodal: A Verdadeira História da Teologia e Política do Papa Francisco, Jean-Pierre Moreau traça a história e o desenvolvimento teológico do Papa Francisco desde a sua educação na Argentina e a formação pelos Jesuítas libertadores. Moreau, um atento observador da teologia da libertação, muitas de cujas principais figuras conheceu pessoalmente quando era correspondente especial da Figaro-Magazine na década de 1980, fez um estudo atento do itinerário pessoal e intelectual de Jorge Mario Bergoglio, descrito por seus apoiadores mais próximos como professando a “teologia do povo”. Este enfoque particular no “povo” tem fundamentos teológicos e políticos que muitos comentadores modernos não compreendem plenamente. Está no cerne da compreensão do Sínodo sobre a Sinodalidade. 

É por isso que o Papa Francisco dá tanta ênfase aos “sinais dos tempos” e à história. Estas são as novas ferramentas ao serviço de uma doutrina que é inerentemente evolutiva. Este livro lança luz sobre o “verdadeiro Bergoglio” e as verdadeiras influências por trás dele. É tudo menos um catálogo de trivialidades sobre a “governança” do Papa Francisco: antes, mostra a sua coerência profundamente enraizada e as suas verdadeiras filiações (que remontam a mais tempo do que geralmente se imagina) e, mais importante, revela a natureza verdadeiramente revolucionária do seu ideia de “sinodalidade”. Se você deseja compreender esse termo desde sua gênese, este livro é uma leitura obrigatória."

Se você consegue entender francês, o autor do livro deu uma entrevista no ano passado. vejam abaixo.




Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, exatamente isso, Pedro:

"...é um livro importante para entender ou confirmar o que já se sabe sobre Bergoglio, um papa esquerdista com apego às questões mundanas e desprezo às questões da Igreja.

Perfeito.