quarta-feira, 9 de março de 2016

Arquidiocese da Cidade do México Reage Contra Palavras do Papa Francisco


O jornal da arquidiocese da Cidade do México, chamado Desde La Fe, fez um editorial condenando e criticando o Papa Francisco por atacar os bispos mexicanos.

Quando estava no México, falando aos bispos na Catedral Metropolitana do México, no dia 13 de fevereiro passado, o Papa disse que os bispos deveriam "lutar como homens" e condenou a desunião deles e a aproximação dos bispos com as autoridades políticas.

No editorial, o jornal lembra que o México tem a maior proporção de católicos da América Latina, que eles têm lutado contra os protestantes e os pentecostais, e também contra o secularismo.

O jornal pergunta quem influenciou o Papa a dizer tais palavras contra os bispos mexicanos.

Alguns sites, como o jornal Catholic Herald, apontam que se diz que o cardeal mexicano Noberto Rivera Carrera, líder da arquidiocese da Cidade do México, não tem boas relações com o Papa e não aprova as reformas que o Papa quer fazer. Mas o porta-voz do jornal diz que o cardeal não escreveu o editorial, foi o staff do jornal.

Bom, eu gosto da ideia de que os bispos devem "lutar como homens", mas deve-se dizer que realmente o México tem a maior proporção de católicos da América Latina e que tem tido mais sucesso em afastar a influência de igrejas protestantes e pentecostais. Por outro lado, o México tem também seus sérios problemas religiosos. Eu detesto a idolatria de "Santa Muerte", além dos terríveis problemas com tráfico com drogas. Mas eu não saberia dizer se os bispos mexicanos são mais ou menos combativos que os outros bispos, ou se são mais ou menos influenciados por líderes ou partidos políticos. Quem saberia dizer?

Vejamos o editorial do jornal, clicando no site Desde La Fe.


Um comentário:

Vic disse...

Se é que os bispos mexicanos lutam contra o protestantismo é algo diferente daqui, pois nunca vi tantos casos de "ecumenismo" no nosso sofrido Brasil sob as patas dos comunistas e aos abraços com hereges, como os CONIC da vida...
Parece que a CNBB tem se esforçado "seriamente" no combate ao protestantismo; então, contra os comunistas, como é "intrépida"!