domingo, 28 de janeiro de 2018

Conversa entre William Craig e Bispo Robert Barron. Grandes Defensores da Apologética Cristã.



Nos meus artigos e no meu livro, quando falo sobre o Islã, eu sempre menciono o brilhante protestante William Lane Craig, que é mais conhecido pelos seus debates detonadores de ateus famosos e por seus livros de apologética cristã.

Eu costumava acompanhar mais o que dizia o Bispo Barron, tenho uma coleção de vídeos dele sobre Catolicismo que é sensacional. Mas acho que a eleição do Papa Francisco não fez bem a ele, que ele por vezes se rebaixa um pouco além da conta no politicamente correto (especialmente quando conversa com jornalistas ou artistas) e que também tem uma posição sobre o inferno que não é católica, apesar de ser bispo. Ele fica muito em cima do muro para meu gosto.

Foi o Papa Francisco que o nomeou como bispo, e ele tenta conciliar muito as bobagens que o Papa diz.

Semana passada Craig e Barron se encontraram. A conversa é imperdível, que ainda teve a moderação do fantástico Edward Feser. Assistam acima.

Acho que como representante do catolicismo, o Cardeal Burke ou mesmo o Feser (que moderou o debate), seria melhor que Barron, mas tudo bem, ficou ótima a conversa.

Interessante, dizer que ao final um fez pergunta ao outro.

Craig perguntou ao Bispo Barron um pergunta até certo ponto boba, mas bem luterana. Podia ter feito algo mais complicado. Perguntou por que a Igreja ressaltava tanto a beleza como meio de evangelização.

Barron respondeu o óbvio, que a beleza leva à conversão, é uma porta para conversão.  Há inúmeros exemplos disso.

Daí, Barron perguntou a Craig uma pergunta mais interessante, perguntou o que ele gostava mais e menos no catolicismo, uma vez que Craig usa um método católico de apologética. Carig respondeu que gostava muito da história da Igreja, especialmente da teologia que a Igreja formou no início, entre os Patriarcas da Igreja, mas disse que não conseguia acreditar em algumas coisas do catolicismo como o nascimento imaculado de Maria, e que ela ascendeu aos céus, e outras coisas.

Em suma, sempre recomendo os livros apologéticos de Craig, ele é brilhante e é um guerreiro incansável de Cristo, mesmo que de uma forma ou de outra despreze Nossa Senhora. Desprezem também isso que ele diz, e rezem pela conversão dele à Igreja, seria um estrondo para o mundo.

Para Barron, recomendo o que ele fez e disse antes da eleição do Papa Francisco, especialmente a coleção Catolicismo. Ele deu outras entrevistas e fez outros vídeos muito bons depois, mas eu, depois de ver alguns, simplesmente perdi o ânimo de vê-lo e lê-lo. Ele acabou falando bobagens demais para meu gosto, eu sou muito chato e muito exigente com o que leio.

Não leio mais Craig também, acho que já colhi suas ideias principais. Mas estou sempre disposto a ver seus debates. Ele é um gênio inesquecível nessa arte do debate.

E finalmente, leiam qualquer livro de Edward Feser, gênio em catolicismo e filosofia.



Um comentário:

Isac disse...

Só de o W Craig não crer no Evangelho, em Lc 1,28 "Ave, cheia de graça", igualar N Senhora às outras mulheres pecadoras, não apenas a desmerece como à propria pessoa de Jesus que jamais teve pecado, ainda ser filho de um mulher igual às outras - que contraste, ele promoveu a impossível união do mal com o Sumo Bem!
Essa crença lhe garante desde já uma perna dentro do inferno, além de protestante - herege, discípulo de Lutero!
Qto ao bispo Barron mudar-se após ser "cooptado"(?) pelo papa Francisco, "entrou na dele" ao todo ou em partes contestaveis, ainda tendo posição anti católica acerca do inferno que é dogma de fé, danou-se.