quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O Deus Maternal do Papa Francisco


Em tempos de pressão gigantesca sobre a masculinidade, quando psicólogos dizem que ser homem é uma doença, em que propagandas de lâmina de barbear falam mal do fato de ser homem, em que escolas querem banir o dia dos pais, o Papa,  depois de elogiar o fato do cristianismo ter Deus como 'PAI", ele diz que Deus expressa seu amor de forma "maternal". É como se no dia dos pais começarem a elogiar as mães.

Estou tentando me manter calmo.

Vamos lá.

Se São Tomás ouvisse essa estupidez, ele, como santo, teria bem mais calma que eu e diria que como Deus é perfeito, nele não falta nada de bom, nem amor maternal, mas que Deus é "pai" no cristianismo ( e no judaísmo) por conta de suas característias teológicas. Assim, como essas características explicam que não se pdoe ter padre mulher.

O grande filósofo católico Peter Kreeft, no seu livro, Jesus: o Maior Filósofo de Todos os Tempos, explicou por que Deus é "pai". Ele disse que o Deus do judaísmo e do cristianismo, entre os muito deuses do paganismo, sempre foi "Ele", nunca "Ela", nem "isto". O lado feminino de deusas representa algo que gera, algo imanente, está em tudo e em todos, se mistura. O Deus Pai é transcedente,  é outra pessoa, criou a terra, mas não é a terra.

Além disso, eu diria que um Deus Pai é exigente, é condicionante, ele estabelece punição, o amor dele não é incodicional, como amor de mãe, o amor dele tem limites.

Ai meu Deus, estou tentando ter calma.




20 comentários:

Wadson disse...

Não lembra dessa a Scalfari, arrepiou Vittorio Messori:
- “Yo creo en Dios, no en un Dios católico; no existe un Dios católico, existe Dios. Y
creo en Jesucristo, su Encarnación. Jesús es mi maestro, mi pastor, pero Dios, el
Padre, Abba, es la luz y el Creador. Este es mi Ser”
.
Tremendas estas declaraciones, donde, indirectamente, parece negar la divinidad de
Cristo, adjudicándosela sólo al Padre.
Papa nega a Santíssima Trindade. Apóstata.

https://comovaradealmendro.es/wp-content/uploads/2019/01/Francisco-y-el-comunismo.pdf

Elia Azzi disse...

https://www.facebook.com/www.mulherbrasileiracontrasharia/posts/2291744931110000
Papa Francisco, indiferentismo e islamização.
DE WILLIAM KILPATRICK | 6 DE JANEIRO DE 2019.

Emanoel Truta disse...

Um ano Novo Abençoado, Pedro!
Infelizmente, os tempos são duros para nós católicos. Só me lembro do saudoso Gustavo Coração. Ele dizia que hvai chegado tarde em tudo...Imagine o que ele diria hoje.
Guardemos a fé, a fé católica de sempee, como nos diz São Paulo, a ttaditra da Igreja e a Sagrada Escritura.

Viva Cristo Rei e a Sempre Virgem Maria!

Unknown disse...

Veja este vídeo, por favor, Pedro:
https://youtu.be/M41KfNpkUHY

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado Emanoel,

Na verdade, 2019 começou bem difícil para mim. Se Deus quiser vai melhorar.

Um ano com muita paz para você e sua família, meu amigo.

Abraço,
Pedro

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Marco,

Não respeito esse tipo de coisa. Se ele considerasse o que o Papa já fez e disse, eu o levaria mais a sério. O que o cara fez foi só atacar os outros que ele nomeou de "rad-trad" sem considerar as razões daqueles que não respeitam o pontificado de Francisco.
Em suma, bobagem.

Abraço,
Pedro

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado pelo link para William Patrick, caro amigo.

Wadson disse...

Pedro amigo como você também não respeito esse tal de Marco arrogando um iluminado moralista rotulando os católicos desgostosos com o Papa Francisco. É muito fácil pegar textos de santos, páginas de documentos da Igreja justificando a obediência e respeito e veneração ao Papa, porém nenhum documento da Igreja diz que os católicos devem ser fundamentalista em defesa do papado. O Sr. Marco prestaria um maior serviço ao Papa, também aos católicos se ele respondesse às críticas que todos os dias são dirigidas ao Papa Francisco, sabemos que o Papa responde às críticas com silêncio, seja ele a voz convincente em defesa de Francisco que tanto ele precisa, a mídia anticatólica não sabe defende-lo apenas manipular fatos comece respondendo a acusação de acobertar e promover pedófilos, responder aos católicos por que o Papa não ajoelha diante do Santíssimo. Creio que nosso amigo não daria conta da demanda teria que contratar alguns funcionários para o ajudar. O Papa neste momento precisa de militantes não de bajuladores. O pior cego e o que não quer ver seja racional, não sentimentalista como o Papa Francisco.

Pedro Erik Carneiro disse...

Meu caro Wadson,

Concordo com você.
Em primeira mão, estou preparando um e-book sobre o assunto.
Vamos ver se lanço ainda neste semestre. Acho que sim. Vamos ver.

Abraço,
Pedro Erik

Wadson disse...

Pedro continue firme no trabalho de tirar os católicos da ignorância, exponha o que a mídia ateia não mostra desse Papa político que prefere ateus, imigrantes e muçulmanos se valendo deles como desculpa para destilar seu ódio e atacar os católicos que sustentam a Igreja de onde ele come o pão que o alimenta. Afirmo que não carrego a mão na acusação ao Papa Francisco mas, não farei de enganado a mim mesmo quase seis anos lendo e estudando a respeito de Bergloglio, queria Deus que eu estive enganado mas, cumprimos o mandamento rezemos ao Papa, como devemos rezar aos nosso inimigos como mandou Nosso Senhor Jesus Cristo. Paz e Bem

mfm disse...

In arrivo la legalizzazione della Saharia nei paesi europei con il consenso del Consiglio d’Europa https://t.co/UlZel0twQR

Pedro Erik Carneiro disse...

Amém, meu amigo Wadson. Muito bem dito.

A compilação de problemas é imensa, mas desejo estar sim enganado também.

Muito obrigado, pelas palavras de apoio, elas são essenciais para mim. Acredite.

Abraço,
Pedro

Clipping Path disse...

You made an article that is interesting.

Augusto Paiva disse...

Bergoglio diz inúmeros disparates, mas a Sagrada Escritura também diz:

''E serás como um filho obediente do Altíssimo, que, mais do que uma mãe, terá compaixão de ti.'' (Eclesiástico 4,11)

"Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.'' (Isaías 49,15)

Pedro Erik Carneiro disse...

Você poderia esclarecer melhor seu argumento, Augusto?

Wadson disse...


Também não entendi!

Augusto Paiva disse...

Não sei ao certo, meus caros, mas, metaforicamente falando, e com base nesses e outros trechos das Escrituras, podemos sugerir que a Bíblia também usa a imagem da mãe, mas somente para realçar a solicitude amorosa de Deus.

Em Eclesiástico 4,11, Deus, mais do que uma mãe, terá compaixão de nós. Igualmente, Isaías 49,15 compara o zelo de Deus ao de uma mãe, e mesmo se esta mãe esquecesse o seu filho a quem amamentou, Deus não o esqueceria nunca, sem deixá-lo na orfandade.

Eis dois textos sobre o assunto. O primeiro é claramente da Teologia da Libertação:

https://www.vidapastoral.com.br/artigos/trindade/deus-pai-tambem-e-mae/

https://pt.aleteia.org/2013/02/08/por-que-deus-e-so-pai-e-nao-tambem-mae/

Paz e Bem!

Augusto Paiva disse...

Não sei ao certo, meus caros, mas em Eclesiástico 4,11, vemos que Deus, mais do que uma mãe, terá compaixão de nós. Igualmente, em Isaías 49,15, Deus, mesmo que uma mãe esquecesse o seu filho a quem amamentou, não se esqueceria nunca, não deixando na orfandade. Dizer que Deus é como uma mãe é uma figura de linguagem, uma comparação, de sua ternura. Eu sei sobre a errônea teologia feminista, mas não parece errado comparar a ternura de Deus a de uma mãe. Eis dois textos sobre o assunto. O primeiro é claramente da Teologia da Libertação:

https://www.vidapastoral.com.br/artigos/trindade/deus-pai-tambem-e-mae/

https://pt.aleteia.org/2013/02/08/por-que-deus-e-so-pai-e-nao-tambem-mae/

Ema vocês, o que parece?

Desde já, Paz e Bem!

Pedro Erik Carneiro disse...

Como eu disse, meu amigo.

Deus é perfeito. Sendo perfeito ele tem também as melhores qualidades de uma mãe.

Acontece que no dia dos pais se fala dos pais. Se você vai ressaltar as qualidades de Pai de Deus relacione com as qualidades de ser pai e não com as de mãe. Caso contrário, você mostra desprezo pelo belíssimo ato de ser pai. Ainda mais em uma sociedade que detesta o masculino.

Abraço

Wadson disse...


Faço minhas as palavras do amigo Pedro Erik, acrescento Nosso Senhor nos trouxe a palavra Abba (paizinho) reflita. O Papa mostra ignorância teológica, como sempre usa de frase breves e simplistas, distantes de seus antecessores. A teologia da libertação distorce Deus troca ele pelo pobre que é o que menos interessa a ela. A TL está na Bíblia João 12 1-8 esse é o nome deste Judas Iscariotes.

Paz e Bem.