quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Filme: O Plano Divino - João Paulo II e Ronald Reagan



Ronald Reagan e João Paulo II foram as forças divinas que derrotaram a pior ideologia do século XX que desgraçadamente ainda está entre nós.

Hoje, será apresentando nos Estados Unidos o filme The Divine Plan (O Plano Divino) que conta o relacionamento entre os dois e a história da Guerra Fria,

Acima, vai o trailler.

Abaixo vai um vídeo que conta por exemplo que Reagan morreu no dia seguinte que João Paulo II recebeu a medalha da liberdade dada pelo presidente Bush. Na ocasião da entrega da medalha, João Paulo II, quase sem voz, pediu que Bush mandasse lembranças para Reagan e sua esposa.




Certa vez, eu pedi um padre jesuíta que viesse benzer a minha casa. Não sei como, mas começamos a falar de João Paulo II, daí eu lembrei da importância de Ronald Reagan. Mas o padre não gostou, disse que foi apenas João Paulo II que acabou com o comunismo. Fiquei assustado e triste com o padre, e reagi, mas vi que ele não tinha argumentos, apenas repetia que tinha sido só João Paulo II.

Ele deve ter aprendido isso na congregação dos jesuítas, falar de Estados Unidos parece que é falar do capeta para muitos deles. Nunca reconhecem o valor do país, que tanto lutou contra o comunismo, deixando milhares de seus cidadãos mortos na luta.

Este padre já faleceu. Rezemos por ele.

Hoje temos um papa jesuíta, ele também já falou contra os americanos em geral, contra cardeais americanos e muito contra o presidente Trump. Não fugiu à regra dos jesuítas. Triste.


3 comentários:

Adilson disse...

Magnifica postagem a de hoje. Chama-me a atenção esse trechinho:

"...Reagan morreu no dia seguinte que João Paulo II recebeu a medalha da liberdade dada pelo presidente Bush." Realmente, a amizade de dois homens religiosamente distantes, mas que politicamente foi um instrumento incrível.

Uma das amizades no cenário mundial do século passado que julgo realmente enigmática por assim dizer: um papa de mãos dadas com um líder protestante de uma nação que precisou defender o mundo da ascensão de poderosas e negras ideologias totalitárias (nazismo, fascismo e comunismo). Claro, no passado os liberais founder fathers dos EUA agiram contra a Igreja Católica, mas isso é um fato pertencente ao passado, e não tira os méritos de Reagan (e Trump) na luta contra os tenebrosos inimigos da Igreja e da humanidade.

E isso não é pouca coisa, quando analisamos com cautela e sem preconceito, pois parece realmente ser coisa da providência Divina. Observemos alguns fatos concretos do mundo diante dos quais os EUA surge:
- a Europa, conseguiria acabar com a 2a Guerra sem os EUA? Bem, Deus pode tudo e nada sabemos, mais vejamos:
(a) de dentro de uma nação católica, a Itália (que nos deu tantos santos) brotou o fascismo: ou seja, tal nação estava agindo contra a liberdade, contra a humanidade e, portanto, contra a Igreja, uma vez que se unio a Hitler;
(b) o chefe do executivo da França, bem antes de Hitler explodir o mundo, era um comunista, e fingiu não saber que Hitler estava preparando uma guerra;
(c) o primeiro ministro da Inglaterra, aquele que engoliu as mentiras de Hitler de garantia de paz, era fraco e desprezou tudo o que os espiões ingleses avisaram: Hitler bombardeou a Inglaterra;

Agora, observemos a época de papa João Paulo II e Reagan: o período conturbado da Guerra Fria, quando o Ocidente estava sendo infestado pelas loucuras ideológicas que minavam os sistemas políticos e culturais, e as nações sob a Cortina de Ferro pediam socorro: João Paulo II não se intimidava em seus discursos contra o totalitarismo comunista; inclusive não se rebaixou perante o porco do Nikita e conclamou até o povo polonês a não se intimidar. E tudo isso com o subsolo do próprio coração da Igreja em Roma havia uma célula de sacerdotes serviçais do Diabo: a teologia da libertação agindo contra o Ocidente e contra a liberdade.

E aqui é que entra algo que para mim é interessantíssimo: como é possível que tanto à época de João Paulo II e, muito mais agora, nos deparamos com o apoio de líderes políticos protestantes se posicionando em defesa dos valores pelos quais a Santa Igreja e os santos de todas as épocas sempre se colocaram em defesa??? Como??? O que é isso? É algo, creio eu, de consideramos muito.

Rezemos, e muito.

Adilson disse...

continuando...

As questões que expus tornam-se ainda mais interessantes, e até mesmo perturbadoras (ao menos para mim), quando nos atuais dias temos exatamente o líder máximo da Igreja Católica atacando o presidente de uma Nação que mais defendeu o Ocidente nas últimas décadas, um líder que está justamente apoiando os pró vidas, inclusive católicos, falando contra a agenda totalitária da ONU, se colocando em defesa da liberdade religiosa em favor do Cristianismo, etc.

E me indago ainda mais: o que poderá Cristo fazer diante de tudo isso, especialmente diante de um papado e seus clérigos agirem justamente contra a Fé Católica, e não só isso: agindo exatamente contra tudo o que a Igreja Católica sempre uma mãe protetora e propagadora.
FICO pensando se minhas questões não são frutos de escândalos que toda decadência no Seio Católico de Roma está produzindo.


Pra encerrar, comento brevemente essas suas palavras, dr. Pedro:

"Nunca reconhecem o valor do país, que tanto lutou contra o comunismo, deixando milhares de seus cidadãos mortos na luta."

Não será o caso de tais pessoas já estar sob os efeitos de uma cegueira, uma vez que já são incapazes de enxergar e compreender o Bem, mentalidade que, aliás, até o Tolkien aborda em sua obra O Senhor dos Anéis. É como se um espírito obscuro tivesse tomado suas mentes: imagine, tais pessoas nem mesmo olham para as milhares de mães que perderam seus filhos e maridos para uma guerra do outro lado do mundo, sacrifício esse que fez a América Latina não ser varrida.

E pensar que a Ordem dos jesuítas nos deram santos tão grandiosos que sacrificaram suas vidas por missões que produziram inúmeras nações católicas, como Santo Antonio Xavier, São José de Anchieta, Santo Antonio de Pádua. E hoje tudo o que vemos é um buraco apodrecido e infestado por homens orgulhosos da própria miséria. Pior: que deu um papa herege e inimigo da própria Igreja.

Guarde-nos o Senhor. Rezemos.

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigada pelo excelente comentário, meu amigo.

Creio que um coisa que pode lhe ajudar a responder ao fato de que por vezes líderes protestantes ajudarem mais a manter fé do que os próprios clérigos e até o Papa é a Bíblia.

Lá temos muitos não-judeus e até pagãos defendendo a fé do povo judeu, por vezes contra os próprios judeus. Por exemplo, o exército de Davi era feito de mercenários não-judeus. Cristo também escolheu inimigos do povo judeu como São Mateus.

Em todo caso, o livro de Jó mostra que os desígnios de Deus são incompreensíveis para nós. Nós não temos nem a inteligência nem a eternidade Dele.

Abraço,
Pedro