terça-feira, 12 de novembro de 2019

G.K Chesterton viu o Lula


Chesterton, até onde eu sei, nunca falou sobre o Brasil ou América Latina, ele escreveu sobre e visitou os Estados Unidos. Mas os Estados Unidos são muito diferente da América Latina, além de serem muito diferente da Europa, como o próprio Chesterton disse.

Mas sempre me perguntei o que escreveria Chesterton sobre a América Latina, com toda a nossa tendência para desprezar princípios, leis, sejam positivistas ou religiosas. Nós realmente parecemos achar que a vida acaba hoje e não vale à pena respeitar nenhum princípio, seja ele o mais basilar da humanidade. O céu e o inferno parecem ser semelhantes para os latino-americanos.

Mas o que Chesterton diria ao ver o Lula?

Vou aqui seguir o modelo do petista Elio Gaspari e imaginar como seria isso. Viaje comigo, imagine que tenha recebido um email de Chesterton do céu que fale do Lula.

De Chesterton@luzdivina...para o Brasil de Lula

Brasil, eu não conheci vocês em vida, estava ocupado demais nas batalhas intelectuais do meu país. Não posso dizer que me arrependo, pois a casa de uma pessoa é coisa mais importante para ser defendida, mesmo que a pátria seja a mesma de Jeremy Corbyn. Eu colocaria minha armadura para defender Jeremy Corbyn dentro de minha casa, mesmo que aos prantos. Além disso, as batalhas intelectuais que lutei ultrapassaram em muito a Inglaterra, muitos vezes perdi batalhas na China e vejo que perdi muitas batalhas no Brasil.

Olhando para o mundo, eu muitas vezes penso que vi bondade e luz demais em meus inimigos intelectuais, mesmo que os tenha atacado impiedosamente com palavras. Mas talvez tenha sido isso que me trouxe aqui, de frente para a Luz Divina.

Apesar de não ter falado no Brasil, um dos meus maiores amigos aqui é GustavoCorção@luzdivina.... Aliás, HillareBelloc@luzdivina...adora ele também.

Aqui, o tempo é eterno, como todos aí devem saber, menos os jornalistas que sempre falam que fiéis religiosos são do passado. Sendo o tempo eterno e visão de Deus indescritível, como disse em vida nosso amigo SãoTomásAquino@luzdivina..., nós não costumamos nos preocupar muito com o dia-a-dia, na terra, pois até o mal serve ao bem, como disse Tolkien@luzdivina..., o mal nunca vence.

Em todo caso, meu amigo GustavoCorção@luzdivina....estava especialmente frustrado no último dia 7 de novembro, aliás 7 de novembro foi o dia que começou a revolução comunista na Rússia em 1917, ano que a Nossa Senhora estava entre vocês terrenos e avisou sobre a Rússia. Hoje, parece que o mundo está querendo se tornar uma América Latina, pois querem fazer Nossa Senhora de Pachamama, mas isso é assunto para outro email.

Perguntei ao escritor de "Três Alqueires e uma Vaca", por que ele estava tão frustrado naquele dia 7, no momento em que ele piscou os olhos da Luz Divina. Ele me respondeu que eu tinha perdido a batalha na América Latina e que um tal de Lula, que não seria um molusco, mas uma pessoa, seria o maior exemplo de minha derrota.

Em vida, a graça divina me permitiu escrever um livro sobre São Tomás de Aquino sem precisar ler quase nada sobre ele, então não precisei piscar os olhos para entender o Lula.

Vi o Lula saindo de preto entre vermelhos, pois havia sido solto por encapuzados de preto que destilaram sofismos condenados por Sócrates@limbo..., para não citar princípios religiosos.

O discurso de Lula era de alguém que fala para mortos. Lula parecia caminhar em um cemitério, pois suas palavras não eram ouvidas, e não precisavam serem ouvidas. Lula também parece que não sabe o que diz, ele é um louco racional, como qualquer louco, e está bêbado, e os mortos que ouvem também estão bêbados. A racionalidade dele é tão básica que até a matemática parece dizer que 2 mais 2 é 3. Ele quer o poder, o poder sem lei, sem princípios, sem regras, para fazer nada, absolutamente nada.

Se o meu detetive no livro "O Homem que era Quinta-Feira" caça intelectuais e artistas por eles serem mais perigosos que os ladrões. A minha batalha no Brasil foi perdida para todos os três tipos, intelectuais, artistas e ladrões. Também perdi a batalha para os bispos da Terra da Santa Cruz, eles costumam lutar em defesa de uma estrela vermelha e de um anel de tucum.

Não há muitos no Brasil do lado de GustavoCorção@luzdivina..., a imensa maioria não o conhece. Aliás, não consegui descobrir com GustavoCorção@luzdivina...o que os brasileiros estão lendo e ouvindo.O país realmente lembra um cemitério.

Olhei para os chamados poderes terrenos do Brasil, uma casa que parece um H de horda, bando, máfia, parece estar já nas profundezas, do outro lado da rua, vi um palácio segurado por colunas muito finas, construído por alguém que adorava a Rússia, mas o líder da casa tinha consciência mais fina ainda, do lado esquerdo era a casa dos encapuzados que jogaram tapete vermelho para o Lula, estes parecem já desejarem ser anjos de Lúcifer.

GustavoCorção@luzdivina...tem razão para frustração, alías GustavoCorção@luzdivina...parece sempre ter razão, mas vamos voltar para a Luz Divina, foi só um piscar de olhos, talvez o passado que é eterno salve o Brasil, se um dia os brasileiros desejarem novamente chamá-lo de Terra da Santa Cruz.

Do amigo de vocês, com amor,

Chesterton.



Nenhum comentário: