terça-feira, 12 de abril de 2022

Breaking News: Carta de 70 Bispos/Cardeais contra Bispos/Cardeais da Alemanha


Foi divulgado agora que 74 bispos/arcebispos/cardeais de quatro continentes assinaram "carta aberta fraterna" aos bispos/arcebispos/cardeais da Alemanha expressando preocupação com o controverso “caminho sinodal” da Igreja alemã. Entre os signatários da carta estão os cardeais Burke,  Arinze, Napier e  Pell. 

Por enquanto, não há nenhum representante do clero da América do Sul como signatário.

A carta foi divulgada pelo Catholic News Agency  e pelo National Catholic Register.

É aquela história de bispos contra bispos, que nos falou Nossa Senhora, enquanto Francisco aplaude a confusão. 

Os signatários falam em "ajudar" Francisco a combater os erros que saem da Igreja na Alemanha e falam também que é hora de Francisco e da Congregação da Defesa da Fé do Vaticano reagir contras as posições doutrinárias heréticas que saem da Alemanha. Mas nada além disso. 

Novamente temos a Alemanha, que historicamente gosta de ser pioneira em ideologias equivocadas e destruidoras.

Vou traduzir aqui o que relatou o National Catholic Register.

URGENTE: Coalizão Internacional de Bispos oferece 'carta fraterna de preocupação' ao episcopado alemão sobre o 'caminho sinodal'

Mais de 70 bispos de quatro continentes alertam que os esforços heterodoxos de reforma alemã correm o risco de fraturar a unidade da Igreja, impactando negativamente a Igreja globalmente.

Setenta e quatro bispos católicos de quatro continentes assinaram uma “carta aberta fraterna” aos seus homólogos episcopais na Alemanha, expressando preocupação com o controverso “caminho sinodal” da Igreja alemã.

Ao assinalar a necessidade de uma reforma na vida da Igreja, a carta afirma que “a história cristã está repleta de esforços bem intencionados que perderam o fundamento na Palavra de Deus, no encontro fiel com Jesus Cristo, na verdadeira escuta do Espírito Santo, e na submissão da nossa vontade à vontade do Pai”. A carta afirma que o controverso “Caminho Sinodal” da Alemanha – um esforço de reforma, apoiado pela maioria dos bispos alemães, que exige mudanças fundamentais no ensino da Igreja sobre sexualidade, bênçãos para uniões sexuais do mesmo sexo e ordenação sacerdotal de mulheres – “arrisca levar precisamente a um beco sem saída.”

A carta, divulgada publicamente esta manhã às 8h East Time, segue outras apontamentos  recentes de preocupação fraterna sobre o “Caminho Sinodal” alemão. Em 22 de fevereiro, o arcebispo Stanisław Gądecki, presidente da Conferência Episcopal Polonesa, escreveu uma carta aos bispos alemães expressando sua “profunda preocupação e ansiedade” com o processo, enquanto os bispos nórdicos alertaram contra a “capitulação ao Zeitgeist” em uma carta de 9 de março.

A carta de hoje, porém, é diferenciada pelo alcance internacional — e em alguns casos, destaque — de seus signatários. Bispos da África, Austrália, Europa e América do Norte, 10 países no total, acrescentaram seus nomes à carta. A lista inclui quatro cardeais – o cardeal nigeriano Francis Arinze, o cardeal norte-americano Raymond Burke, o cardeal sul-africano Wilfred Napier e o cardeal australiano George Pell – 15 arcebispos e 55 bispos.

Escândalo Globalizado

O caráter internacional dos signatários da carta reflete o problema internacional que esses bispos acreditam que o “Caminho Sinodal” alemão representa. A linha de abertura afirma que “numa era de comunicações globais rápidas, os eventos em uma nação inevitavelmente impactam a vida eclesial em outros lugares”.

“Assim, o processo do 'Caminho Sinodal', como atualmente perseguido pelos católicos na Alemanha, tem implicações para a Igreja em todo o mundo”, afirma o texto da carta, incluindo “as Igrejas locais que pastoreamos e os muitos fiéis católicos para quem somos responsáveis."

O Cardeal Napier disse ao Register que assinou a carta com a preocupação de que a Igreja na Alemanha esteja indo em uma direção diferente do resto da Igreja, “particularmente quando se trata de questões que terão repercussões na Igreja em todas as partes. do mundo."

O cardeal sul-africano expressou preocupação específica com o desvio do Caminho Sinodal do ensino estabelecido relacionado à sexualidade e disse que o que acontece na Alemanha “absolutamente” tem um impacto na vida em seu país. De fato, ele disse que nas reuniões do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar, “sempre há preocupação sobre como o que está acontecendo na Igreja no Ocidente está [tendo] impacto sobre a Igreja na África, e em particular quando o impacto é de natureza negativa”.

O Cardeal Pell disse ao Register que o afastamento do Caminho Sinodal Alemão do ensino ortodoxo sobre moralidade sexual, que ele descreveu como indo além dos habituais “acenos, piscadelas e sugestões” para “uma rejeição explícita e rejeição do ensino cristão”, provavelmente dará cobertura a esforços igualmente heterodoxos durante a reunião de julho de 2022 do Conselho Plenário da Igreja Australiana.

“Não acho que ameace ser tão extremo quanto o alemão, mas esses ensinamentos renegados são significativos para nós na Austrália e para nosso conselho”, disse o cardeal.

O bispo Thomas Paprocki, de Springfield, Illinois, um dos organizadores da redação e promoção da carta, disse que assinou esta “carta fraterna de preocupação” porque sentiu a responsabilidade de deixar claro para o povo de sua diocese que “o que é sair deste Caminho Sinodal Alemão não é correto”.

“As pessoas estão cientes de que a Igreja Católica na Alemanha está tolerando práticas e promovendo ensinamentos que são contrários à fé católica”, disse Dom Paprocki sobre o potencial de escândalo globalizado. "Bem, então, outras pessoas em outros países vão dizer: 'Se eles podem fazer isso lá, por que não podemos fazer isso?'"

Correção Fraterna, Assistência Papal

O bispo Paprocki disse que a carta é um exemplo do tipo de correção fraterna descrita por Cristo em Mateus 18, seu senso de colegialidade fortalecido pelo fato de vir de além de uma conferência episcopal ou apenas de um país.

Ele também descreveu a carta como uma ajuda ao Papa Francisco, que anteriormente escreveu aos católicos alemães sobre o Caminho Sinodal, exortando-os a evitar tentações de comprometer o Evangelho em seus esforços de reforma.

“Acho que nós, como irmãos bispos, temos a responsabilidade de ajudar o Santo Padre a esse respeito, tentando abordar algumas preocupações que temos sobre o que está acontecendo com a Igreja Católica na Alemanha, e espero que [os bispos alemães] respondam”, disse Dom Paprocki.

A carta dos bispos multinacionais expressa várias preocupações com o “Caminho Sinodal” alemão: minar a credibilidade do ensinamento e autoridade da Igreja; inspirando-se principalmente na análise sociológica e na ideologia política; substituir uma noção cristã de liberdade por “autonomia”; falta “a alegria do Evangelho”; um tom excessivamente burocrático e anti-evangélico; e um foco no poder que “sugere um espírito fundamentalmente em desacordo com a natureza real da vida cristã”.

O último “e mais angustiante problema imediato” listado é como o “Caminho Sinodal” corre o risco de minar a credibilidade do próprio conceito de sinodalidade – particularmente relevante em um momento em que o Papa Francisco está tentando liderar a Igreja universal por meio de um “sínodo sobre sinodalidade”. ”

Por seu exemplo destrutivo, [o Caminho Sinodal da Alemanha] pode levar alguns bispos, e pode levar muitos leigos fiéis a desconfiar da própria ideia de 'sinodalidade', impedindo ainda mais a conversa necessária da Igreja sobre o cumprimento da missão de converter e santificar o mundo .”


Mais assinaturas procuradas
Atualmente, os 74 signatários da carta incluem 48 americanos, incluindo sete arcebispos: Arcebispo Paul Coakley de Oklahoma City, Arcebispo Salvatore Cordileone de San Francisco, Arcebispo Joseph Naumann de Kansas City, Kansas, Arcebispo Alexander Sample de Portland, Oregon, Arcebispo Emérito Joseph Kurtz de Louisville , Kentucky, o arcebispo emérito Charles Chaput, da Filadélfia, e o arcebispo Samuel Aquila, de Denver, que anteriormente escreveu sua própria crítica aos primeiros textos que surgiram do “Caminho Sinodal” alemão.

A Igreja alemã não fala e não pode falar pela Igreja universal, e estou encorajado ao ver tantos bispos falarem em defesa da fé”, disse o arcebispo Aquila em um comentário fornecido ao Register.

Notavelmente, a carta não inclui a assinatura do arcebispo José Gomez, presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA. Além disso, nenhum dos seis cardeais metropolitanos nos EUA havia assinado o documento no momento de sua publicação.

A maioria dos signatários não americanos da carta vem da África, especialmente da Tanzânia, que inclui 14 bispos.

A carta, que se originou entre um grupo de bispos dos EUA, se espalhou para outros possíveis signatários através do boca a boca. A ampla divulgação foi limitada pelo desejo de manter o conteúdo da carta confidencial antes de sua publicação, mas o bispo Paprocki deixa claro que a carta “não pretende ser uma lista fechada”.

De fato, os organizadores da carta forneceram o endereço de e-mail episcopimundi2022@gmail.com, onde outros bispos podem solicitar que adicionem seus nomes à carta.

“Minha esperança seria que outros bispos que, por qualquer motivo, não tiveram a oportunidade de [assinar anteriormente] não se sentissem excluídos, mas, de fato, sentissem que agora têm a oportunidade de adicionar seu nome à lista ”, disse o bispo Paprocki. “Então, espero ver essa lista continuar crescendo.”

De fato, ao divulgar a carta publicamente depois de já obter mais de 70 assinaturas, incluindo as assinaturas de algumas figuras eclesiais respeitadas internacionalmente, o bispo Paprocki acredita que outros bispos que possam estar preocupados em se afastar “do mainstream em termos de colegialidade e comunicação com colegas bispos” terão mais facilidade em assinar a carta do que teriam por si mesmos.

“Acho que isso ajuda a resolver esses tipos de reservas ou hesitações que um bispo pode ter, apenas vendo o número de bispos que já estão nisso e os nomes que estão representados aqui”.


Esperança suprema

Os signatários que falaram com o Register disseram esperar que a carta leve à clareza doutrinária e preserve a unidade eclesial.

O cardeal Napier disse que espera que a carta gere ampla conversa entre o episcopado africano sobre o “caminho sinodal” da Alemanha e sua possível ameaça à unidade da Igreja.

“O que não queremos é a divisão da Igreja. Acho que ninguém quer ver isso”, disse ele, incluindo os bispos alemães.

O cardeal sul-africano também observou que, por causa do grande respeito que os bispos africanos têm pela autoridade da Igreja e pelo Santo Padre, ele esperaria ainda mais franqueza do continente sobre o “caminho sinodal” da Alemanha se fosse percebido como indo contra as intenções do Papa Francisco e ameaçando a unidade da Igreja.

O Cardeal Pell, por sua vez, insiste que a unidade só pode ser construída sobre um compromisso compartilhado com a tradição apostólica. Ele descreve os erros apresentados pelo “Caminho Sinodal” como uma fonte de “confusão moral e relativismo” que mina a autêntica unidade doutrinária. O cardeal australiano diz que agora “seria muito apropriado, de fato necessário”, que a Congregação para a Doutrina da Fé fornecesse um esclarecimento sobre as visões problemáticas que estão sendo apresentadas na Alemanha.

“Como sucessores dos apóstolos, temos o dever de testemunhar a verdade”, disse ele ao Register.

O bispo Paprocki diz que a “última esperança” da campanha da carta é fazer com que os bispos alemães vejam a preocupação generalizada de seus irmãos episcopais e “reavaliem o que estão fazendo, voltando ao curso com os verdadeiros ensinamentos da Igreja” – especialmente antes do “Caminho Sinodal” emitir seus documentos finais em fevereiro de 2023.

O bispo de Springfield refletiu que talvez os bispos alemães pensassem que a divulgação dos documentos preliminares do “Caminho Sinodal” levaria outros bispos de todo o mundo a “entrar a bordo” com suas posições controversas. Em vez disso, ele acha que o oposto aconteceu.

"O que vemos é uma resposta internacional dos bispos aos bispos da Alemanha, dizendo: 'Irmãos bispos, vocês estão seguindo o caminho errado e esperamos que voltem ao curso'."


Nenhum comentário: