sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Minhas Publicações: Guerra Justa, Islã, Terrorismo, Mudança Climática, Finanças Internacionais, Commodities.


Bom, em destaque vai meu livro "Teoria e Tradição da Guerra Justa: Do Império Romano ao Estado Islâmlico", publicado pela Editora Vide Editorial. É a coisa mais relevante que fiz na minha vida  em termos profissionais e a editora fez um trabalho sensacional, profissional, tanto na capa, como no tipo de papel, como na revisão, etc. Agradeço muito ao editor Diogo Chiuso.  Acessem o site da Editora ou outros sites, como a Amazon, para adquirir o livro.

Vocês vão ver que eu tenho escrito sobre coisas muito diferentes e, graças a Deus, tenho conseguido publicar, depois de muito esforço. Pois como os assuntos são bem distintos eu acabo enfrentando grupos de analistas bem diferentes, que não fazem parte da minha área de formação natural, e por isso eles  têm mais facilidade de negar o artigo. Eu sou um completo estranho para os avaliadores e editores dos journals. Por isso, fico mais orgulhoso quando consigo publicar, pois é um sinal de que a ideia do meu artigo foi bem convincente.

As minhas publicações em forma de artigo vão desde questões econômicas brasileiras até um artigo que trata exclusivamente sobre a religião islâmica.

O artigo que considero mais importante que já escrevi se chama Trying to Catch the Deluge: Shari'ah, Terrorism and Religious Freedom, que poderia ser traduzido por "Tentando Conter o Dilúvio: Sharia, Terrorismo e Liberdade Religiosa". Foram quase três anos de estudo e eu o apresentei em quatro países diferentes. 

No artigo, eu discuto como o Islã trata o "Povo do Livro" (judeus e cristãos), terrorismo, e liberdade religiosa, além de analisar se Alá comanda que os fiéis amem o inimigo (infiel ou pecador), como Cristo fez. Faço toda a análise observando o que diz o Alcorão.

E por que dilúvio no título? Porque no artigo eu faço uma crítica às ciências sociais de hoje em dia que abandonaram completamente o conhecimento sobre teologia (revelada ou natural), mas continua falando de assuntos extremamente relacionados a religião, como Sharia, Terrorismo e Liberdade Religiosa. O dilúvio é porque o conhecimento sobre religião exige muito do estudioso, é um conhecimento muito vasto, mas os modernos tentando conter a dimensão desse conhecimento para falar de religião, como se tentassem não enxergar um dilúvio ou tentassem conter um dilúvio com um copo de papel.

O título também é inspirado em uma música que gosto muito, chamada Don't Dream Its Over, do grupo Crowded House.  Eu já coloquei a letra desta música aqui no blog e um vídeo de Susan Boyle cantando-a.

Em 2014, eu publiquei outro artigo, dessa vez sobre commodities e industrialização no Brasil. Vejam abaixo minha lista de artigos, muitos podem ser acessados na internet. Não são muitos artigos, tenho amigos que publicaram 5 vezes mais, mas são todos importantes para mim, revelam uma fase da minha vida profissional e todo esforço que fiz para publicá-los.

Journal of Law & Justice - Reino Unido
Artigo “Trying to Catch the Deluge: Shari'ah, Terrorism and Religious Freedom" a ser publicado em novembro de 2014.Abstract está disponível em http://www.lawandjustice.org.uk/LJarticles.htm

Escola de Administração Fazendária –ESAF
Artigo “Desafios na Terra Média: Commodities e Indústria no Brasil" publicado no Caderno de Finanças Públicas, n.13. dez/2013, pp 133-173. Disponível em http://www.esaf.fazenda.gov.br/a_esaf/biblioteca/cadernos-de-financas-publicas

Journal World Environment - Estados Unidos
Artigo “The Immoderate Complexities to Model Government and the Environment”, 2012, Volume 2, Number 5. Disponível no site http://www.sapub.org/journal/archive.aspx?journalid=1004&issueid=713

Ambivium Institute Press - Estados Unidos
Artigo “Tear Down this Wall: The Tri-Border Area Terrorism”. Incluído no livro  Global Security: Flexibility, Issues, and the Thin Lines on the War Against Terrorism. Ed. Nubert Boubeka. Ambivium Institute Press. 2012. Disponível na Amazon: http://www.amazon.com/Global-Security-Flexibility-Against-Terrorism/dp/0615644376/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1363956242&sr=8-1&keywords=boubeka

Donetsk: Donetsk National Technical University, 2011 - Ucrânia

Journal of Risk Finance – Estados Unidos
Artigo “10 Years’ Analysis on Sovereign Risk: Noise Rater Risk, Panels and Errors”. Volume 10, Issue 2, April 2009, pp 107-130.

Contexto Internacional – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Artigo: “Mudança Climática e Gasto Público”, vol 30, nº 1, 2008.

Prêmio do Tesouro Nacional
Obtida menção honrosa pelo artigo “Gerenciamento de Risco Soberano: Fatores Observados e Erros Praticados pelas Agências de Classificação de Risco”, publicado em 2005.

Revista da Associação Brasileira de Orçamento Público
Artigo: “Os impactos da Lei Complementar nº. 87”. Publicado em 1997.


--
Vejam se os artigos interessam a vocês. E se quiserem meu novo artigo, me enviem um comentário com o email de vocês.

12 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Pedro!

Eu gostaria de ler seu artigo, quando estiver disponível. Passo o email agora ou melhor esperar?

Um abraço

André

Pedro Erik disse...

Caro André,

Para os amigos do blog vou passar o texto o quanto antes. Vou viajar, estarei de volta ao blog na quinta (dia 27).

Se quiser enviar seu email dia 27, tudo bem, se quiser enviar logo, também ótimo. Enviarei o artigo o quanto antes.

Abraço,
Pedro Erik

Duddu Pontes disse...

Boa viagem, amigo! Volte logo!
Ah, já tens meu e-mail e sabe de minha vontade de ler sua pesquisa! Seus escritos(como mostram os posts aqui do blog) são garantia de qualidade e boa informação!

Deus te abençoe!

Abração!

Pedro Erik disse...

Obrigado, carissimo Duddu.
Eu tenho uma certa neurose com detalhes mas já resolvi com o editor do journal. Enviarei logo logo.
Grande abraço
Pedro Erik

Anônimo disse...

Parabéns, amigo! Pelo artigo e pelo presente que receberá nos próximos dias!
Que Deus abençoe sua família!
Gustavo.

Pedro Erik disse...

Obrigado, caríssimo Gustavo.
Mês realmente abençoado.
Que Deus e Nossa das Gracas também abençoem sua família.
Abraço
Pedro Erik

Nik disse...

Parabéns, Pedro.
Da minha parte, fico já muito feliz por ser lembrado por ti, imagino a satisfação de quem têm os artigos publicados no exterior.
Penso que, em breve, parte da Academia vai se dar conta dos problemas decorrentes do Islã, da secularização da Europa e etc. E aí olharão em volta, como sempre, buscando quem terá condições de explicar o que raios está acontecendo! E aí terão que engolir Pedro Erik.
Parabéns mais uma vez.
Pedro, tomei a liberdade de comprar um presente pra ti, caso não o tenha me ajude com alguma forma de te entregar. Trata-se do livro The Mercy of Allah de Hilaire Belloc, que estou lendo e lamentando mais uma vez que ele não esteja mais entre nós para ajudar no combate. Abraço e PAX!

Pedro Erik disse...

Que sensacional, Nik.
Muito obrigado, amigo.
Tenho livro de Belloc mas não este. Belloc nos avisou muito antes que o Islã iria voltar com força. Ele foi um profeta.
Passe seu email que envio meu endereço.
Obrigado, amigo.
No momento estou escrevendo um artigo sobe a Santa Sé. Mas devo voltar a tratar do islã.
Abraço
Pedro Erik

Pedro Erik disse...

OK, Andre.
Recebi seu email.
Abraço,
Pedro Erik

Duddu Pontes disse...

Pedro já viu esse interessante post do Frei Rojão?

Trata-se em certa parte de economia! Lembrei de você!

Abraco

http://www.freirojao.com.br/2014/11/dai-deus-o-que-e-de-friedman.html

Pedro Erik disse...

Obrigado pelo texto Duddu.
Fiz um comentário no blog do frei rojão.
Abraço,
Pedro Erik

Pedro Erik disse...

Ok, meu amigo Stan
Assim que eu tiver a versão final enviarei para os amigos do blog. A versão final é importante pois poderá permitir citação academica.
Abraço
Pedro Erik