sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Xi Jinping e Bispos "Católicos" Chineses Desprezam Francisco.

Em um texto excelente chamado There's no Time to Meet Francis, China Already Has its Pope, Xi (Não Há Tempo para se Encontrar com Francisco, China já tem seu Papa, Xi), o jornalista Sandro Magister fez uma excelente análise da submissão que Francisco faz em relação a China, enquanto a China nem o reconhece como líder, nem mesmo como líder da Igreja Católica.

Comentei aqui recentemente como Francisco não acha que a China seja uma ditadura e também como Francisco despreza o cardeal Zen que vai a julgamento na China justamente por defender a democracia e a liberdade religiosa.

Magister detalha esse comportamento obtuso de Francisco.

Mas Magister traz duas informações importantes que mostram o ridículo do comportamento de Francisco:

1) Francisco pediu uma audiência com Xi Jinping no Cazaquistão. Os dois iriam estar lá no mesmo momento. Ji respondeu que não tinha tempo. Vaticano tinha pedido a audiência com antecedência, mas não adiantou;

2) Os bispos "católicos" chineses nomeados pelo Partido Comunista da China, no relatório que prepararam sobre os católicos da China, não mencionam em nenhum momento o acordo secreto (isso mesmo secreto) entre a China e o Vaticano e também não mencionaram nenhuma vez o nome de Francisco. Mas mencionaram Xi Jinping de forma elogiosa muitas vezes.

É isso, enquanto Francisco despreza os verdadeiros católicos chineses (muitos deles presos e perseguidos), incluindo o cardeal Zen, para não incomodar os comunistas chineses, os "católicos" nomeados pelo Partido Comunista e o próprio Xi desprezam Francisco completamente.

Leiam o excelente texto de Magister clicando aqui.


Nenhum comentário: