segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Estado Palestino - Será Bom para Quem?

-

Por que criar um estado palestino? Hoje, não se tem nem concordância de quem é o líder político da Palestina e de qual território terá este estado. Quem manda é o Hamas, na Faixa de Gaza, ou é o Fatah, na Cisjordânia. O território incluirá toda a Cisjordânia? Será permitido a presença de judeus na Palestina, como existem árabes em Israel?

Se os palestinos querem um estado por formarem um povo distinto, então deve-se fornecer também um estado para os curdos, os bascos, os chechenos, os flamengos, os  irlandeses, e tantas outras tribos africanas que convivem em um mesmo país.

O atual presidente da Autoridade Palestina, que só manda em partes da Cisjordânia, declarou que a idéia de criar um estado palestino observador nas Nações Unidas é tornar o conflito na região uma questão internacional e assim forçar Israel a assumir posições desejadas pelos palestinos. Israel poderá então ser condenado nas cortes internacionais por ocupar território em outro estado, mas os palestinos também não poderão atacar Israel sem serem condenados judicialmente.

Alguém aí irá conseguir segurar o Hamas na Faixa de Gaza? Irá os Estados Unidos que tanto ajuda os palestinos financeiramente continuar contribuindo com um estado beligerante? Como Israel reagirá com a expulsão de seus compatriotas da Cisjordânia? Qual foi o resultado da entrega da Faixa de Gaza aos palestinos? Virou um região indenpendente de Israel e pacífica?

Além disso, Abbas disse:

"We are going to complain that as Palestinians we have been under occupation for 63 years"(Nós iremos reclamar que a Palestina está sob ocupação nos últimos 63 anos).

Ora, está claro que se os palestinos reclamam de 63 anos de ocupação, eles estão dizendo que Israel não tem direito de existir pois há exatos 63 anos que existe o estado de Israel. E em 1948, nem mesmo existia o que chamamos de Palestina, que é fruto das guerras com os vizinhos, pós 1948.

Em suma, acho que o mundo não tem nada a ganhar com isso, nem mesmo a Palestina.

Nenhum comentário: