O vídeo acima é do Dr. Taylor Marshall, do New Saint Thomas Institute (NSTI). Eu, durante três anos, fui aluno do Dr. Marshall e de seu fantástico instituto. Tenho dois certificados desse Instituto.
No vídeo acima, ele mostra uma aula sua no NSTI sobre a data exata da cruficação de Jesus Cristo, usando a Bíblia e dados astronômicos.
Não tenho tempo para traduzir o vídeo, mas aqui vão os 9 pontos que Marshall mostra e que estabelecem a data exata.
1) Lucas 3:1, diz que João Batista começou seu ministério no décimo-quinto ano de governo do imperador romano Tibério Cesar;
2) Tibério Cesar substituiu o imperador Augusto Cesar no dia 19 de agosto do ano 14. E governou até o ano de 37. Então, João Batista começou seu ministério entre os anos 28 e 29;
3) Dessa forma, Jesus Cristo foi batizado por João Batista entre os anos 29 e 30;
4) O ministério de Jesus se estendeu de 3 a 3 anos e meio. O Evangelho de São João diz que Cristo, durante seu ministério, passou por pelo menos três celebrações de Páscoa e no máximo quatro:
1. João 2:13,23;
2. João 6:4;
3. João 11:55 e 12:1
5) Isso coloca a morte de Cristo por volta dos anos 33 e 34;
6) Todos os quatro evangelistas dizem que a crucificação de Cristo começou poucas horas antes do início do dia sabbath judeu, que é observado do pôr do sol da sexta-feira até o por do sol do sábado. Esse dia é celebrado na Páscoa com a presença da lua cheia.
7) Com ajuda de computadores astronômicos, podemos saber com certeza como estava o céu em qualquer período. Assim, é possível procurar uma sexta-feira com lua cheia entre os anos 30 a 34.
Há apenas duas datas possíveis:
- 7 de abril de 30
- 3 de abril de 33.
Pelas informações anteriores, a única data possível é 3 de abril de 33.
8) Assim, o batismo de Cristo deve ter sido no início do ano 30 ( a Igreja marca a epifania para dia 6 de janeiro) e a ressurreição ocorreu no dia 5 de abril de 33.
9) Os judeus consideravam que o dia começava no por do sol. Assim, quinta-feira santa à noite já era a sexta da Páscoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário