terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Minhas Visitas a Chesterton, C.S Lewis e J.R.R Tolkien em Oxford


Estou em Oxford para um simpósio sobre religião, para apresentar um artigo que escrevi que trata de teologia e também de literatura. Vou ver se amanhã eu faço um resumo de minha apresentação e de outras apresentações do simpósio, aqui no blog. Posso adiantar que foi um seminário interessante, mas tecnicamente não foi um simpósio muito bom. Muita bobagem foi dita por alguns professores. Algumas me deixaram até triste. Mas outras foram até divertidas. Vou ver se escrevo amanhã sobre isso.

Mas eu aproveitei minha estadia aqui em Oxford para "visitar" Chesterton, C.S Lewis e J.R.R Tolkien. Claro, eles já faleceram e Chesterton nunca morou em Oxford.

No entanto, em Oxford, nós temos a Chesterton Library, que possui alguns objetos pessoais e livros de Chesterton.

E Lewis e Tolkien moraram em Oxford e frequentaram todas as terças-feiras um pub chamado The Eagle and Child.

Em suma, visitei a Chesterton Library e o pub.

Para conhecer a Chesterton Library é preciso contactar William Griffiths que mora em Londres, combinar o dia e o horário. A Library ainda está em fase de coletar arquivos mas tem coisas bem interessantes, como a máquina de escrever de Chesterton onde ele escreveu O Homem Eterno. Na foto acima, eu coloco meu dedinho nessa máquina de escrever. Demais.

Para conhecer o pub, não precisa de nada, bastar ir lá. É talvez o pub mais famoso do Reino Unido, pelo encontro que havia entre Lewis, Tolkien e outros, conhecidos como the Inklings. Chesterton participou desses encontros também. 

1. Aqui vão as fotos da Chesterton Library

Igreja de São Luís de Gonzaga, onde está a Chesterton Library, que contou com as missas do Cardeal Newman e teve Tolkien como seus fiéis.


Um artigo com um desenho de Chesterton feito pelo próprio Chesterton.


Óculos de Chesterton


Objetos de teatro infantil de Chesterton


Chapéu de Chesterton


Suas bengalas


Sua máquina de escrever


Primeiro desenho de Chesterton quando ele tinha entre 6 e 7 anos


Dr. William Griffiths me mostra cabelos de Chesterton quando criança, era comum guarda-los.


Livro que estava no bolso do paletó de Chesterton quando ele morreu. Livro de história de detetive.


Fim do passeio, Dr. William disse que entendia espanhol, e assim conseguia ler em português, então eu lhe dei meu livro.


2. O pub The Eagle and Child

Fotos da entrada do pub



Placa explicando The Inklings


Imagem de Nárnia


Imagem dos Hobbit


Uma miniatura do Hobbit


Gravura dos Inklings


Foto de Lewis


Foto de Tolkien



Espero que tenham gostado. Eu achei os passeios fantásticos, bem melhor que o seminário, hehe.




4 comentários:

Isac disse...

Quando citou "Muita bobagem foi dita por alguns professores", logo pensei: formaram-se em sucursais das "federau", onde que entra bom sai mau?

Pedro Erik Carneiro disse...

É triste, mas boa parte dos "professores" estão, em poucas palavras, uma grande b.(bullshit), e desensinando, destruindo conhecimento, emburrecendo.

Abraço

Anônimo disse...

Que postagem interessante, amigo!
Apenas por curiosidade, do que Chesterton morreu?
Abraço,
Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Boa pergunta, meu amigo, eu não sei, acho que foi de doenças normais da velhice, mas não sei.

Abraço,
Pedro