quarta-feira, 18 de julho de 2018

Vídeo Fantástico: O Avanço do Cristianismo na História




A partir de Cristo e de 12 apóstolos em uma pequeníssima região de Israel, vimos o extraordinário avanço do cristianismo na história. Ocorreram épocas terríveis como o avanço do Islã na Europa e dos mongóis a partir da Ásia. Em alguns locais, o cristianismo avançou e depois desapareceu, como em certas regiões da África (em que o Islã conseguiu se manter) e na Ásia. E vemos também como o cristianismo demorou muito tempo para tomar toda a Europa, mil e quinhentos anos. Finalmente devemos lembrar que o avanço do cristianismo pode não significar força do cristianismo. Devemos ver se a população realmente segue o cristianismo. No Brasil, o país mais católico do mundo, quantos por cento da população segue minimamente os preceitos de Cristo?

O vídeo foi produzido pelo Western Conservatory of the Arts and Sciences


3 comentários:

Adilson disse...

Belíssimo vídeo! A projeção do Cristianismo ante as forças hostis românicas, bárbaras, revolucionárias e islâmicas são bem demonstrada. É interessante ver que há momentos em que a Religião cresce, é atacada, diminui quase a zero, depois volta a crescer. Outro ponto bem destacado pelo vídeo é quando da ascensão do islã: a fé cristã quase se apaga e se desloca para o Ocidente. Mais triste ainda é ver que dentro das nações cristãs surgem as ideologias que quase extermina tudo, mas com o tempo a fé volta a vencer, pois as ideologias são coisas momentâneas, enquanto o Cristianismo é Eterno.

Ricardo Lima disse...

Quanto ao Brasil, tenho para mim que, há muito tempo, já não somos o maior país católico do mundo.

Diria mais: menos da metade da população é, de fato, católica. :(

Tristes tempos.

Isac disse...

Notaram como no meio do cisma do patriarca unus inter pares, das dioceses independentes e não sei quantas seitas do cisma?
Ortodoxos? Nem tão doxos assim, pois o comunismo versão atual expandida encontrou terreno fértil para prosperar!
Até que enfim lugar propicio para vicejar e gerar "bons frutos"!