quinta-feira, 30 de abril de 2020

Covid-19 e Teorias da Conspiração


Eu já disse aqui várias vezes que desprezo teorias de conspiração que venham de qualquer um, seja esquerdista ou conservador.

A razão básica para meu desprezo é que meu fundamento de raciocínio é o pecado humano. Como disse Chesterton, cinquenta pessoas não fazem uma centopéia. Isto é, cinquenta pessoas, ou mesmo apenas três, não andam na mesma direção.

Eu costumo até brincar que acho que Cristo arriscou demais ao selecionar 12 apóstolos, 12 é gente demais, certamente aparecerá um traidor, hehehe.

Teorias da Conspiração envolvem um conluio com gente demais. Muitas querendo ter completo domínio acima do restante. E muitas com interesses conflitantes.

Sempre quem  propaga teorias de conspiração terá que fazer muita ginástica mental para sustenta-la.

Em geral, quando debati com alguém com uma teoria de conspiração, eu consegui derruba-la rapidamente usando a lógica.

Além disso, teorias de conspiração são materialistas, mesmo as de conservadores. Eu não sou materialista, eu sou católico.

Claro, que o mundo é anticristão, e assim costumeiramente o mundo está do lado do erro. Cristo disse isso. Eu sei que cristãos vivem aqui exilados. Mas acreditar em conluio internacional em alguma direção é errado

Na teoria econômica, é ensinado a "lógica da ação coletiva", de Mancur Olson,  quem estudou isso sabe dos problemas do conluio também.

Em relação ao covid-19, o interessante é que a esquerda e os conservadores, mesmo tendo diferentes objetivos, por vezes falam contra os lockdown usando os mesmos argumentos.

Hoje, eu li um ótimo texto de Roberto de Mattei sobre o coronavirus e as respostas que o mundo está dando para combate-lo.

Achei-o perfeito. Ele assim como eu acha que a melhor hipótese é de que o vírus escapou do laboratório chinês, mas, também como eu, de Mattei destrona teorias de conspiração.

Ele inclusive cita o renomado  instituto católico brasileiro Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, discordando da abordagem um tanto conspiratória.

Aqui vai a tradução dessa parte do texto. Leiam o texto todo.

Disse de Mattei:

Para outros, o verdadeiro problema não é o controle social, mas a catástrofe econômica?  Quais serão, de fato, as conseqüências econômicas e sociais da pandemia? O empobrecimento geral do Ocidente, a fim de favorecer o controle social das "grandes potências", ou um colapso do sistema econômico-financeiro no qual o Ocidente é mantido em conjunto?  No último caso, no entanto, a manipulação social escaparia dos mesmos "poderes" que a planejaram.  Se permanecer no nível da hipótese.  É isso que o sociólogo esloveno Slavoj Žižek sustenta em seu e-book: que estamos presos em uma crise tríplice: saúde (a epidemia); econômica (um golpe extremamente severo independente do resultado da epidemia) e psicológica (em relação à saúde mental dos indivíduos).

O aspecto da guerra psicológica, também em suas dimensões sobrenaturais, foi esclarecido pelo Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, em um documento de 27 de abril, intitulado A maior operação de engenharia social e de baldeação ideológica da História.  

A existência de uma grande manobra planetária nos deixa, no entanto, questionando suas hipóteses básicas.  Nos deparamos com um plano orquestrado pelas forças secretas? 

 O fato de terem pré-ordenado uma estratégia diante de uma catástrofe na saúde, já previsível por muitos anos, como é uma catástrofe econômica hoje em dia, não significa que foram essas forças que desencadearam o processo, nem que são capazes de  controlar totalmente o resultado.




12 comentários:

Isac disse...

A rejeição do Reinado Social de NS Jesus Cristo é a atual causa do momento em que os homens desentendem-se entre si!
E para piorar, aparece o papa Francisco pró esquerdas, mais nafta, gasolina no incendio!

Maria Martha disse...

Olá!
Nada há de novo sobre a terra e as Escrituras nos mantem com os olhos na Pátria Eterna.
Mas sobre esta coordenação de eventos sinistros em diferentes partes do mundo, o Beato Francisco Palau y Quer deteve-se por um longo tempo de sua vida. Intrigado com esta articulação, sendo um homem experimentado tanto na ascese como na catequese, o Espírito Santo o iluminou com preciosos esclarecimentos sobre esta matéria. Muito longe de ser teórica ...
Isaías 8, 9-13

Anonimo disse...

Você leu?

https://www.americanthinker.com/articles/2020/04/china_committed_an_act_of_war.html

Horácio Ramalho disse...

Saudações. Eu gosto das teorias da conspiração e quanto mais loucas, elaboradas é complicadas, melhor. São ótimas para proporcionar uma boa risada e um bom material para filmes e séries. Dito isto, também acredito, como o Professor e o artigo da matéria, que o vírus tenha escapado. Um tipo de efeito borboleta: a incompetência dos que trabalhavam no laboratório chinês, somado à grande população do país em um mundo globalizado com fácil circulação de pessoas. Uma tempestade perfeita. Aliás, pandemias sempre foram vistas como possíveis, de modo que nos últimos surtos de doenças respiratórias e de ebola, esse era o maior medo das pessoas. Contudo, certos fatos que envolvem as teorias da conspiração que tanto nos divertem, tem a capacidade de nos fazer pensar um pouco e em alguns casos, até de questionar: será possível? Digo isso por causa de um livro cujo título é "Hidden History: the secrets of first world war". Ainda não o li, mas conheço um pouco o conteúdo da história. E apesar de parecer uma louca conspiração de quem usa o chapéu de alumínio, é lastreado por historiadores que parecem sérios. Assim, acho que temos que vigiar e orar, é sermos mansos como as pombas e prudentes como as serpentes, pois teoria da conspiração ou não, iluminates ou não, o fato é que não faltam inimigos da Igreja escondidos nas sombras, prontos a se aproveitarem de qualquer brecha para levarem à cabo suas agendas.

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado pela dica, minha cara.

Abraço

Pedro Erik Carneiro disse...

Ainda não. Obrigado

Pedro Erik Carneiro disse...

Interessante, vou ver este livro sobre Hidden First War. Sou leitor voraz de livros de guerra, mas não conheço o livro.

Abraço,
Pedro Erik

Anônimo disse...


"A existência de uma grande manobra planetária nos deixa, no entanto, questionando suas hipóteses básicas. Nos deparamos com um plano orquestrado pelas forças secretas"

Há um erro simples nesta análise. Que é o mesmo erro de quem acha que a China só pode ser culpada caso tenha criado o vírus em laboratório.

Há uma sequência de eventos claros que mostram que a China censurou,escondeu e mentiu sobre a epidemia em solo Chinês, o que impactou, ceifara centenas de milhares vidas, ou até milhões - dos efeitos imediatos e indiretos da pandemia global.

Há manipulação de informações sobre quaisquer assuntos que interessem a Ditadura chinesa (aliás, não só lá, mas em todos as grandes potências do mundo).

Então o plano não precisa ter sido "orquestrado por forças secretas" para que que os organismos internacionais, a opinião pública de vários países, e instituições muito sérias e antigas estejam sendo enganados por manipulação midiática e "PsyOps".

A Guerra da Informação e Desinformação é algo muito relevante e sofisticado em grandes potências / G20.

Cássio SS, Pe. disse...

Caríssimo Pedro Erick.
Deus abençoe.

Você conhece o livro do Monsenhor Sanahuja: Poder Global e Religião Universal? O sacerdote faleceu tem uns 5 anos.
Saudações.

Pedro Erik Carneiro disse...

Isso, meu amigo. Ainda que se veja a coisa em termos de sistema político, ou de algoritmos, ou de um país, e eu veja a coisa em termos pessoais (mesmo porque ninguém controla os colegas que passam informação e contrainformação), entendemos a coisa da mesma maneira em que os teóricos da conspiração na verdade estão enrolados dentro de teias de informação que eles não controlam.

Abraço,
Pedro Erik

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro padre Cássio, gratissimo por sua benção. Conto com suas orações.

Acho que já comentei sobre esse livro e o relacionei ao livro do Padre Benson.

Em todo caso, eu não li o livro não, meu amigo. Que Deus tenha a alma do sacerdote escritor.

Abraço,
Pedro Erik

Anônimo disse...

Li o documento do IPCO, mas não entendi essa observação do Prof. de Mattei, ao menos como você entendeu. O documento do IPCO também não afirma que o vírus tenha sido fabricado ou orquestrado (assim como não nega sua possibilidade). O documento seguem também o raciocínio de que essa manipulação independe da origem do vírus e de que o resultado pode não ser o almejado por aqueles que estão se aproveitando do vírus.
Encontrei o documento aqui: https://ipco.org.br/coronavirus-a-maior-operacao-de-engenharia-social-baldeacao-ideologica/