quinta-feira, 2 de abril de 2020

Inteligência Americana Acusa China de mentir. E China Recua.


Detesto teorias de conspiração, acho que quem as usa sempre entra em contradição. Mas se eu fosse ter uma sobre o tal vírus chinês eu diria que a China parece se importar apenas com os Estados Unidos.

O primeiro caso confirmado de coronavírus nos Estados Unidos ocorreu no dia 20 de janeiro, de um homem que chegou de Wuhan/China no estado de Washington. Três dias depois, China praticou lockdown de 40 milhões de pessoas na província de Wuhan. Mesmo sabendo que os casos já ocorriam no país pelo menos desde novembro (e com o silêncio da OMS).

Hoje leio que a China, depois de prometer ao mundo há várias semanas que tudo estava voltando ao normal no país, ela volta a praticar o lockdown, porque supostamente apareceu um caso nativo na província de Henan, depois de dias sem nenhum caso.

Não será por que hoje a inteligência dos Estados Unidos deixou vazar um relatório em que acusa a China de mentir sobre os números da doença?

Como dizem os que gostam de teoria da conspiração: é muita coincidência.

O relatório da inteligência, divulgado à imprensa americana por autoridades de alto escalão, revelou que os EUA acreditam que a China deliberadamente tentou ocultar a extensão do surto, sugerindo que a decisão de Pequim de suspender seu bloqueio provavelmente é prematura, e é por isso que eles estão culpando os estrangeiros por esses novos casos "assintomáticos" que supostamente eram conhecidos pelo governo o tempo todo, e eles simplesmente "esqueceram" de contá-los.

A China ocultou a extensão do surto de coronavírus em seu país, subnotificando o total de casos e as mortes sofridas pela doença. Duas autoridades disseram que o relatório conclui que os números da China são falsos.

O relatório foi recebido pela Casa Branca na semana passada, disse uma das autoridades.

O surto começou na província chinesa de Hubei no final de 2019, mas o país relatou publicamente apenas cerca de 82.000 casos e 3.300 mortes, segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins. Isso se compara a mais de 189.000 casos e mais de 4.000 mortes nos EUA, que tem o maior surto relatado publicamente no mundo.

Pequim tentou convencer o povo chinês de que o vírus foi criado e disseminado pelas forças armadas dos EUA, uma "teoria da conspiração" que foi inventada pelo governo e disseminada por meios de comunicação controlados pelo Estado, um tipo de guerra de informação de nível avançado projetada para distrair da possibilidade de o vírus ter vazado de um laboratório de armas biológicas da China.

Depois do relatório divulgado hoje, a China passou a praticar o lockdown novamente no país.



4 comentários:

Adilson disse...

A única forma de observar tudo isso e ainda manter a serenidade é por via da fé na Santíssima Virgem: Ela há de nos socorrer. E ao lado da Divina Providência protegerá a Igreja e nos dará conforto.

Todavia, é triste saber que o único poderio que preocupa essa nação maligna são os EUA, quando deveriam ser os países europeus, onde tantos grandes santos e milagres foram manifestados ao mundo. Será isso um sinal da Providência para mostrar aos nossos clérigos que Deus não depende deles e pra mostrá-los o quão decadentes se tornaram? (parece que eles não tão nem aí pra nada; já não se importam mais)

Que Nossa Santa Mãe nos proteja.

Pedro Erik Carneiro disse...

Amém, meu amigo Adilson. Que Nossa Senhora nos proteja!

Abraço,
Pedro Erik

Anônimo disse...

Olá amigo!
Sabe se há alguma investigação sobre o que causou o início do surto? Começaram dizendo que foi por causa dos morcegos, agora suspeita-se de que foi um vazamento involuntário. Se continuarem, vão descobrir que foi intencional...
Abraço,
Continuemos unidos em oração!
Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Acho que se terá enormes dificuldades de se provar que foi intencional. Parece-me que virará uma daquelas questões debatidas a fio pela história sem solução. Mas há bons indicadores da cronologia dos eventos. E isso ajuda muito. Eu coloquei uma cronologia no blog, mas há outras até melhores. Veja esta aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=As-yMMqO_2U&t=883s

Abraço,
Pedro Erik