segunda-feira, 6 de abril de 2020

Vídeo: Entrevista para Gustavo Abadie - O Estado da Igreja Católica (Program 1)



Tive a enorme honra de ser entrevistado para a edição número 1 do Programa O Estado da Igreja, do ilustre amigo Gustavo Abadie (da fantástica editora católica Encontrando Alegria) .

Foram 1 hora e meia de programa, debatendo principalmente o pontificado de Francisco e as questões relativas à China.

Assistam.

Que Deus abençoe Gustavo Abadie e toda sua família.


5 comentários:

Rafael P. disse...

Olá Pedro, tudo bem?

Acompanhei a Live ontem. Achei muito boa e trazendo verdades já conhecidas para os que acompanham seu blog, e também alguns elementos novos para mim. O estado da Igreja nesse momento infelizmente é muito ruim e exige uma restauração da catolicidade, a começar pelo Clero. Em resumo, quero parabenizá-los pela noite agradável que vocês proporcionaram.

Não conheço o Gustavo de maneira mais profunda, sou inscrito do canal dele, conheço a história da conversão dele e da sua esposa. Admiro muito a atuação dele, buscando a catequese do povo e também sua luta em favor da família e educação. Não assisti ainda todos os seus vídeos de catequese, porém assisti alguns vídeos dos quais eu discordo. E creio que acabam impactando no próprio tema da Live: O Estado da Igreja.

Discordo dele em sua defesa ao CVII. Percebo uma defesa do concílio baseado nos documentos, e que os efeitos ruins pós CVII está apenas devido a desobediência de alguns membros do clero. Categorizando quem fala mal do concílio por não ter lido seus documentos.

Em resumo, a Permanência fez um compilado muito bom a respeito dos documentos, o qual talvez seja interessante ele dar uma olhada:
https://permanencia.org.br/drupal/node/5232

Na live de ontem vocês falaram sobre as questões da Teologia da Libertação, Comunismo, Nazismo, citando também Pio XII que não fez nenhuma encíclica em seu Papado contra tal.

Essa mesma questão existiu no CVII, não tivemos nenhuma condenação ao comunismo. E isso por si só também enxergo como um grande erro do CVII.

Papa Francisco existe hoje não porque nasceu de um dia para o outro e veja só, todos surpreendidos! Não, ele é fruto de mudanças na Igreja que começaram lentamente há décadas atrás. Vários "pequenos erros" que foram introduzidos na Igreja (segundo Paulo VI sendo a própria fumaça de Satanás).

Então não consigo concordar que errada é a desobediência dos homens, mas o Concílio é lindo. Os documentos são lindos. Foram justamente vários erros doutrinários (em seus documentos) que foram abrindo a brecha para várias questões problemáticas que temos hoje.

Fora os demais erros que existiram num anseio progressista de mudança da Igreja, na época com Cardeais que depois foram Papas, e como Bento CVI mesmo percebeu, foram sim erros.

Enfim, apenas uma pequena discordância que gostaria de pontuar, com a caridade e cordialidade que todo católico deve prezar.

Que Deus abençoe a vocês dois e suas famílias. Novamente meus parabéns!

Um abraço,

Rafael P.



Pedro Erik Carneiro disse...

Muita obrigado, Rafael. Ótimo. Essa questão que você trouxe merece debate. Nada que nos separe. Graus de entendimento. Muito obrigado. Abraço

Adilson disse...

Parabéns dr Pedro. Graças a Deus pessoas sérias o convidaram pra falar sobre assunto tão importante.

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista. Assisti até o momento que o áudio caiu.
Aproveito para desejar-lhe uma Santa e Feliz Páscoa.
Abraço!
Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, amém, Gustavo.
O mesmo para você e sua família, meu amigo.
Que Nossa Senhora lhe cubra de bençãos.

Abraço,
Pedro Erik