sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Papa Francisco nas Páginas de Fraudes Financeiras. Auditor Processa Vaticano

Auditor, que foi contratado pelo próprio Francisco em 2015 para avaliar todo as transações financeiras do Vaticano como auditor geral e foi obrigado a pedir demissão por pressão do próprio Francisco em 2017, resolveu processar o Vaticano, junto com seu auditor substituto. Os dois pedem quase 10 milhões de dólares de indenização. 

Isso é notícia em todo o mundo, incluindo no New York Times.

A notícia também saiu em sites do mercado financeiro, como o conhecidíssimo Zero Hedge. E claro saiu também em jornal católico, como o National Catholic Register.

O auditor se chama Libero Milone, é um renomado auditor que foi chefe da empresa de consultoria Deloite & Touche da Itália. Seu substituto se chama Ferruccio Panicco, que foi auditor chefe da empresa Indesit.

Primeiro uma explicação. O que faz um auditor? Em palavras simples e poucas, um auditor enche o saco do auditado, quer saber: o que ele faz, como faz, onde faz,  quanto ganha, quais são os documentos, onde estão os documentos, quem são os chefes, onde está o dinheiro, por que o dinheiro está ali e não em outro lugar, como o dinheiro foi investido, por quanto tempo foi investido, por que foi desinvestido...Em suma, o auditor destrincha tudo que uma empresa auditada faz. É a obrigação dele. 

Isso daria certo no caos financeiro e corrupto que é o Vaticano? Certamente as chances são bem remotas, exigira um apoio incondicional do papa.

O que houve no caso específico? 

Em resumo: Francisco contratou esse auditor e deu completa liberdade para averiguar como o Vaticano anda recebendo e gastando seus recursos entre os diversos departamentos. O cara começou a trabalhar, a fazer perguntas e pedir informações e documentos. O auditor encontrou até cardeal colocando dinheiro do Vaticano em conta particular. Naturalmente mexeu com gente que só respeita o papa. Não deu nada certo. Foi então acusado de fazer espionagem. Daí, Francisco forçou que ele pedisse demissão, caso contrário ele corria o risco de ser preso. 

O Vaticano prometeu que não ia processar o auditor caso ele assinasse carta de demissão. O cara assinou, mas o Vaticano não cumpriu. Então, agora o auditor e seu colega revidam e pedem indenização.

Vou traduzir agora o que diz o site do mercado financeiro Zero Hedge:

Auditor-chefe do Vaticano diz que foi invadido e forçado a sair por cavar muito fundo nas transações financeiras

O ex-auditor-chefe do Vaticano, Libero Milone, diz que foi invadido por gendarmes em junho de 2017, após o qual foi acusado de espionar os principais cardeais do Vaticano.

"Agora você tem que confessar", eles exigiram, de acordo com Milone, que diz ter assinado papéis de demissão em vez de cumprir pena em uma prisão do Vaticano, relata o NY Times.

Desde sua queda, o Vaticano - que tem sido atormentado por escândalos financeiros (e pedofilia) por décadas - tentou limpar seu ato. O cardeal Giovanni Angelo Becciu - que acusou Milone de espionar (e, Milone acredita, estava por trás de sua demissão), ele mesmo foi expulso de seu cargo pelo Papa Francisco, e agora está sendo julgado no Vaticano por peculato e abuso de poder em conexão com um negócio imobiliário obscuro de US $ 135 milhões em Londres.

Milone, no entanto, voltou aos holofotes depois que o Vaticano reabriu uma investigação criminal contra ele no que ele alega ser uma tentativa de fazê-lo ir embora depois de entrar com uma ação contra a Secretaria de Estado do Vaticano, seu departamento mais poderoso, e o atual auditor geral.

"Todos esses assuntos foram relatados ao papa. Eu não estava espionando. Eu estava fazendo meu trabalho", disse ele.

"Eu não sabia que encontraria cardeais colocando dinheiro no bolso, mas encontrei. E contei a ele", disse ele, referindo-se ao Papa Francisco.

"Em seu processo, Milone, ex-diretor executivo da Deloitte & Touche Itália, e um colega auditor, Ferruccio Panicco, que culpa o Vaticano por ter contribuído para o avanço de seu câncer de próstata e encurtado sua vida ao confiscar e reter seus registros médicos, estão pedindo cerca de nove milhões de euros em danos. Eles dizem que o Vaticano rescindiu injustamente seus contratos, manchou suas reputações profissionais e essencialmente os colocou na lista negra na Itália, onde, disse Milone, “você não pode atravessar o Vaticano”. -NYT

De acordo com o processo de Milone, o Vaticano é um "ninho de víboras" de delitos financeiros, hipocrisia e um "reino de terror" por espiões internos dentro dos gendarmes. Além disso, a queixa descreve como as autoridades do Vaticano se enriquecem ou se apropriam indevidamente de fundos para melhorar seus apartamentos.

Milone diz que o Papa Francisco passou de exigir apresentações pessoais em PowerPoint sobre suas descobertas para ignorá-lo quando a burocracia do Vaticano 'envenenou seu ouvido' e, finalmente, para 'exigir pessoalmente' que ele fosse demitido.

O auditor demitido diz que estava simplesmente fazendo o trabalho para o qual foi contratado.

Em um caso, os auditores descobriram que alguns departamentos do Vaticano mantinham tijolos e moedas de ouro, mas alegaram ter “perdido as chaves” quando solicitados a inventariá-los. Enquanto isso, o departamento do Vaticano encarregado dos imóveis de propriedade da Igreja tentou repetidamente bloquear suas investigações e até escondeu registros financeiros, diz Milone.

"Ele também acusou os cardeais, que ele se recusou a nomear agora, mas disse que o faria se seu caso fosse a julgamento, de embolsar dezenas de milhares e às vezes centenas de milhares de dólares da Igreja. Ele disse que descobriu que um cardeal recebeu 250.000 euros em doações que guardava em uma sacola plástica em seu escritório. O prelado depositou mais 250.000 euros, ele alegou por acidente, em sua própria conta pessoal e não na conta do departamento do Vaticano que ele administrava. O Sr. Milone informou a Francis, que estava furioso, e o instruiu a dizer ao cardeal que ele havia sido pego, disse ele. -NYT

"Essa pessoa ficou vermelha. 'Mas no meu país eu posso fazer o que eu quiser'", disse o cardeal ladrão, que acabou devolvendo o dinheiro.

Milone diz que o cardeal Becciu plantou evidências que foram descobertas no ataque de 2017, depois que o chefe do gendarme 'sabia exatamente onde procurar', como 'um cão de caça'.

Tudo foi feito deliberadamente para me tirar quando decidiram em março de 2016 que eu era um perigo porque estava fazendo muitas perguntas”, disse ele.

Em 2018, o promotor-chefe do Vaticano disse que não havia investigações contra Milone – contradizendo uma declaração de 2017 de que eles o estavam investigando há mais de sete meses por suposta espionagem e apropriação indevida de fundos para seus próprios interesses.

Em 2019, Milone diz que o cardeal Parolin o informou que seu caso havia sido selado por Francisco.

Quando ele procurou ver as evidências compiladas contra ele, o promotor-chefe do Vaticano respondeu em uma carta de janeiro de 2020 que ele “não tinha o direito” de ver as informações, recusando seu pedido.

Agora, o Vaticano retirou o selo - mas em vez de compartilhar a informação com Milone, eles reabriram uma investigação criminal contra ele.

"Eles querem me ameaçar", disse ele, argumentando que o Vaticano estava usando evidências 'claramente falsas' - incluindo documentos falsos datados de meses antes de ele ser contratado para o trabalho.

Milone e seus advogados dizem que estão prontos para lutar no tribunal, mesmo que as probabilidades estejam contra eles.



Nenhum comentário: