terça-feira, 29 de novembro de 2022

Todas as Acusações Financeiras contra Cardeal Becciu

 


Ontem, eu postei a informação de que o cardeal Becciu, por meio de uma sobrinha, gravou uma conversa particular com o papa Francisco de forma clandestina. E essa conversa foi levada ao tribunal que atualmente julga as fraudes financeiras do Vaticano.

Hoje, leio no site The Pillar que o cardeal Becciu disse que teve um encontro "cordial" com Francisco e "esclareceu" a gravação, sem dizer como foi esse esclarecimento, nem como o papa reagiu.

Importante é que o site The Pillar resolveu resumir todas as acusações financeiras contra o cardeal Becciu, que se tornou cardeal por meio do próprio Francisco e era homem de confiança de Francisco, pois era seu chefe de gabinete (um homem que sabe de tudo que o papa faz). Além disso, o site resolveu escrever sobre o relacionamento entre o cardeal e Francisco.

É um ótimo artigo para se guardar para quem deseja conhecer um pouco o que se passa no Vaticano sobre fraudes financeiras.

Becciu é acusado de fraudes financeiras não só pelo Tribunal estabelecido pelo Vaticano, mas também pela justiça italiana.

Tem de tudo nas acusações: corrupção em combinação com o irmão de Becciu para roubar dinheiro do Vaticano que seria para alimentar os pobres; corrupção ligada a hospital católico que faliu por conta de fraudes e  que envolve uma sobrinha de Becciu; corrupção no relacionamento com um mulher para soltar uma freira sequestrada;  e corrupção na compra de um imóvel de luxo em Londres. 

Sobre o relacionamento com Francisco, o site diz que Francisco ao ter que reconhecer o envolvimento de Becciu nas fraudes, retirou o poder de cardeal dele de participar de conclaves, depois disse que ia revogar isso e chegou a ir ao apartamento de Becciu em gesto de amizade. Mas Francisco não revogou a decisão e Becciu continua sem puder participar de conclaves. 

Agora, com a revelação da gravação clandestina, parece-me que a situação de Becciu ficou mais complicada. Na semana passada, ele perdeu uma ação na justiça no qual pedia compensações, porque, segundo ele, ele é inocente e os julgamentos das fraudes financeiras tiram as chances dele de se tornar papa.  

Leiam o ótimo texto do The Pillar clicando aqui. 



Nenhum comentário: