quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Universo é Eterno ou Foi Criado?

-

Saber que o universo sempre existiu (é eterno) ou foi criado é uma das maiores perguntas da humanidade e leva a questionamentos sobre a existência de Deus. Esta questão é conhecida como o Problema da Gênesis.

A teoria mais aceita hoje sobre a formação do universo é a do Big Bang, uma grande explosão que aconteceu em algum momento do tempo. Essa teoria exige um primeira causa que não teve causa. Isto é, algo existe sem que nada provocasse a existência dele e criou o Universo. Em outras palavras, Deus criou o universo.

Ontem, eu li que, no aniversário de Stephen Hawking (foto acima)  foi feito um simpósio sobre o assunto na Universidade de Cambridge. Foram apresentadas todas as teorias que tentam provar que o universo é eterno, que tentam anular Deus. O resultado é que os autores mostraram que estas teorias não conseguem anular a criação do universo em um momento do tempo, não conseguem, por assim dizer, anular Deus da criação do universo.



A revista científica New Scientist fez um editorial sobre as apresentações e disse que o resultado do simpósio foi o pior presente de aniversário que Stephen Hawking já recebeu.

Stephen Hawking é ateu e declarou abertamente que quer provar a eternidade do universo para eliminar Deus. Ele defende que a gravidade é eterna e suficiente para explicar a energia liberada no Big Bang.

As apresentações não estão disponíveis na internet. Mas o site The Sacred Page encontrou as conclusões do simpósio em outro site. Elas mostram que nenhum modelo de universo eterno funciona,  estão longe de contrapor a existência de Deus, força sem explicação, sem causa.

Aqui vão as conclusões do simpósio sobre os modelos que tentam provar que o universo é eterno:

1) Modelo da Eterna Inflação: Este modelo imagina que bolhas de universo se formam e inflam eternamente. Este modelo foi desacreditado, pois ainda precisaria de um universo em expansão;

2) Modelo dos Ciclos Eternos: Estabelece que o universo varia eternamente entre expansão e contração. Este modelo também não funciona porque precisa de cada vez mais "desordem" para que continue o ciclo de expansão e contração.

3) Teoria do Ovo Eterno: O universo seria como um ovo cósmico em eterna incubação. Esta teoria também foi desacreditada, o "ovo" não poderia existir eternamente.


Bom, não sou astrônomo e também não tenho certeza se a existência de Deus depende de um universo criado e não eterno.

Mas, gostei de ver que o ateísmo é menos científico do que a crença em Deus.


(Agradeço a indicação do simpósio ao site New Advent).

4 comentários:

Anônimo disse...

Pesquisar mais...universos em outras dimensões, etc...o bigbang foi apenas o inicio de um mundo...outros estão do outro lado de buracos negros... e a teoria corrente na mecânica quântica é a de que a realidade é criada por nossa consciencia (os deuses somos nóe)...Há muita a descobrir antes de aceitar os dogmas religiosos com passividade.

Anônimo disse...

Existe a Teoria do universo Eterno.
Nela o Big Bang seria o momento inicial da expansão, não o momento da criação.
Talvez a questão do blog abaixo explique melhor o que eu quero dizer...
http://ingersoll.comunidades.net/a-enrolacao-de-kalam2

Anônimo disse...

Olha eu acredito que o universo sempre existiu da mesma forma que Deus tbm sempre existiu, acredito que os dois sempre existiram, nunca se ouve uma criação,"ah mas se não ouve uma criação então como podemos estar vivendo o agora ?".Nós humanos sempre pensamos que tudo teve uma criação, por exemplo,um pão, alguém teve que fazer o pão e os ingredientes para fazerem o pão outro exemplo são os bebês,para um bebê nascer existem vários fatores o ato do sexo por exemplo, então por sermos humanos pensamos que tudo teve um início e talvez por sermos humanos estejamos errados, nossos conceitos são baseados na sociedade(quando eu falo sociedade estou me referindo ao mundo no geral) e é por pensarmos dessa forma que possivelmente estamos errados, por pensarmos dessa forma que talvez nunca possamos chegar a uma conclusão.Meu nome é Victor Eduardo de Oliveira Gatinho e é por eu pensar como humano que eu talvez esteja errado.

Rosangela Gomes disse...

Acho q vc qr dizer q o homem acha q tudo teve início e fim pq o próprio teve um início (nascimento) em fim (morte)