segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Apedrejamento de Cristãos em Jerusalém

-

O Jornal Israel Today divulgou ontem que um grupo de 50 palestinos atacaram com pedras turistas cristãos que estavam visitando o Templo do Monte no domingo. A polícia israelense tentou proteger os turistas e também recebeu pedradas.  Mas conseguiu prender 11 palestinos, sendo muitos menores de idade.

Acredita-se que o ataque foi estimulado pelo ex-líder islâmico de Jerusalém, Ektama Sabri, que disse na mídia palestina que os judeus iriam ocupar e profanar as mesquitas no final de semana.

Isto é de certa foma comum, palestinos costumam dizer que Israel irá destruir o Domo da Rocha e a Mesquita Al Aqsa de Jerusalém. A mesquista Al-Aqsa e o Domo da Rocha foram construídos no século 7 dC, depois que muçulmanos dominaram Jerusalém.

Mas, mesmo o Templo do Monte sendo o lugar mais sagrado para os judeus, local do Templo de Salomão, de  957 a.C, Israel proíbe que judeus e cristãos carreguem bíblias quando visitem o local, para evitar confronto com palestinos. Cristãos e Judeus não podem nem rezar em silêncio no local.

Eu, graças a Deus, tive a oportunidade de conhecer muitos locais no mundo. Mas ainda não conheço Jerusalém. É sempre bom saber onde se está pisando. Deve-se conhecer a história do local para melhor apreciar a visita. E deve-se ler os jornais para se preparar contra problemas modernos.

Agora, como diz o Weasel Zippers, imaginem se o apedrejamento fosse contra muçulmanos que estivessem rezando próximos a igrejas cristãs em algum país ocidental. O assunto seria capa de todos os jornais do mundo. Estaria no New York Times, por exemplo, e não em apenas um jornal local, como é o caso do apedrejamenro de cristãos.

Nenhum comentário: