quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nigéria: Boko Haram (terrorismo) e Corrupção

-

Ontem foi divulgado mais uma ação do grupo terrorista Boko Haram da Nigéria. Em um ataque em um mercado, o grupo matou 30 pessoas na cidade de Maiduguri. No Natal, o grupo já tinha atacado cristãos que estavam em Igrejas e ocorreram outros ataques deste então. O número de pessoas mortas pelo grupo se conta em centenas.

Na semana passada, a Rome Reports fez um excelente vídeo sobre o grupo terrorista nigeriano Boko Haram. É curto, mas a entrevista com o jornalista Eugene Ohu ajuda bastante a entender não só o Boko Haram como a própria Nigéria - mistura de corrupção, divisão cultural e terrorismo.

Abaixo, vai o vídeo da Rome Reports com a tradução em azul.





(Romereports.com) Era agosto de 2011, quando um edifício das Nações Unidas foi atacado na Nigéria. Então, poucos meses depois, em dezembro, os ataques se voltaram contra os civis, quando as igrejas cristãs foram bombardeadas.  

Os ataques foram creditados ao grupo terrorista chamado "Boko Haram", que se traduz como "educação ocidental é proibido." Os críticos dizem que o grupo radical islâmico quer impor a sua religião, mesmo se for feito por meio da violência.

Eugene Ohu 
Jornalista (Nigéria) 
"O chefe do Boko Haram foi preso. Ele era saudável no momento, mas de noite ele tinha morrido. Quem o matou? As pessoas pensaram que a polícia nigeriana matou o chefe da Boko Haram, de modo que isto provocou mais uma razão para os ataques: Vingança "

Os ataques vão de encontro a convivência pacífica entre cristãos e muçulmanos na Nigéria. Os muçulmanos são a maioria no Norte e cristãos do Sul.  

Mais recentemente, a brutalidade dos ataques também têm provocado divisões entre os terroristas.

Eugene Ohu:
"Houve um ataque no estado de Kano, que já matou muitos muçulmanos, mais de duas centenas de pessoas. Bem, os muçulmanos que fazem parte do Boko Haram não acho que é certo matar "seu povo" por assim dizer. Então, aparecem outras questões dentro do grupo como "qual é o nosso propósito." Há diferença interna dentro Boko Haram. "

Desde 1999, em sua maior parte, os presidentes da Nigéria tem sido cristãos. Então, como uma forma de se opor ao presidente, alguns políticos do Norte têm usado argumentos Boko Haram para fazer com que os jovens defendam a lei Sharia publicamente. Mesmo se eles não concordam com o grupo terrorista, os políticos usam-o como uma ferramenta para enfraquecer o presidente e suas políticas.

Eugene Ohu 
"Quando há um choque entre dois políticos, um do Norte e um do Sul, é muito fácil para este político do Norte dizer aos seus seguidores que o outro é um inimigo do Islã, vamos ataque". As razões são políticas mas o instrumento que é usado é a religião. "

Manipular a religião está junto de outro problema na Nigéria: a corrupção.O principal suspeito no atentado que matou mais de 40 Católica no Natal passado foi preso, mas fugiu no dia seguinte em plena luz do dia.

Eugene Ohu 
"Existe corrupção na Nigéria? Sim. Existe corrupção em os EUA? Sim, claro. Existe corrupção em todos os países? Sim, mas qual é a diferença: talvez em outros países, a lei funcione. As coisas estão melhorando lentamente na Nigéria. "

O
jornalista Eugene Ohu diz que para entender a Nigéria é preciso levar em conta várias questões. Todas as razões políticas, étnicas, sociais e religiosas. Ele diz que o conflito e os ataques do Boko Haram é muito mais complicado do que apenas uma "guerra de religiões".

Nenhum comentário: