sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Por que as Mulheres Não Podem ser Padres?

-

Bom, para responder a pergunta que dá título a este post pode-se usar argumentos teológicos, eu vou mostrar um exemplo deste tipo de resposta, mas há também uma maneira bem mais simples e direta. E quem fez isto com maestria foi Jason Liske do blog Ascending Mount Carmel.

Liske mostra que na verdade a pergunta não tem cabimento, porque (traduzo em azul):

Women's ordination is a non-issue... I am not angry that my gender prevents me from becoming a Mother Superior.  Nor am I protesting that I cannot be a monastic or a priest in my own Latin Rite because I am married.  Do I, as a man, make a fuss over the fact that the highest and most exalted human being in the entire history of the human race is a woman, the Blessed Virgin Mary?  Do I sit and stew in my own juices that a man should be higher than the Virgin Mary?  No.  It is a non-issue. To me, it is not based on inequality of the sexes, but the complimentarity of them - we have different roles, different strengths, and different weaknesses.  

(A ordenação de mulheres é um não-problema. Eu não estou zangado porque meu gênero impede que eu me torne uma Madre Superiora. Nem estou protestanto porque eu não posso ser um padre uma vez que sou casado. Eu, como homem, faço alguma algazarra contra o fato de que o mais exaltado ser humano na história da humanidade é uma mulher, a Virgem Maria? Eu fico me remoendo porque um homem não é mais exaltado que a Virgem Maria? Não. Isto é um não-problema. Para mim, isto não é baseado na desigualdade dos sexos, mas na complementariedade deles, nós temos diferentes funções, diferentes forças, e diferentes fraquezas).

Depois desta resposta direta, eu não precisaria de nenhuma resposta teológica, mas vamos a um exemplo de resposta teológica de por que as mulheres não podem ser ordenadas padres.

Quem nos oferece um ótimo exmeplo é Marc Barnes. Barnes nos mostra que a Bíblia - no Velho e no Novo Testamento - posiciona Deus como querendo "se casar" com a Igreja e Cristo como o "esposo" (isto é, Deus também). A Igreja somos todos nós, seus seguidores. Nós somos a "esposa" de Cristo (Deus).

Barnes cita as seguintes passagens da Bíblia:

Jeremias 2:1-2

Javé dirigiu-me a palavra: «Vai e grita aos ouvidos de Jerusalém: Assim diz Javé: Eu recordo-Me do teu afecto de jovem, do teu amor de noiva, quando me acompanhavas pelo deserto, numa terra não semeada.

Mateus 9:14-15

Então os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: «Nós e os fariseus fazemos jejum. Porque é que os teus discípulos não jejuam?» Jesus respondeu: «Achais que os convidados de um casamento podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Então hão-de jejuar.

João 3:27

E João (Batista) respondeu: «Ninguém pode receber alguma coisa se esta não lhe for dada do Céu. Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: "Eu não sou o Messias, mas fui enviado à frente d'Ele". É o noivo que recebe a noiva, e o amigo, que espera, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria e é muito grande.


Apocalipse 21:1-3

Vi, depois, um novo Céu e uma nova Terra. O primeiro Céu e a primeira Terra haviam desaparecido e o mar já não existia. Vi também descer do Céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, uma Jerusalém nova, pronta como esposa que se enfeitou para o seu marido. Nisto, ouvi uma voz forte que saía do trono e que dizia: «Esta é a tenda de Deus entre os homens. Ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo e Ele, o Deus-com-eles, será o seu Deus.

Barnes fecha o argumento dizendo que os padres (bispos, arcebispos, etc.) fazem o papel de Cristo na Terra, como o próprio Cristo determinou em João 20:21: "Jesus disse-lhes novamente: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós."

Isto é, os padres são o "esposo". Como Cristo era um homem, os padres também são homens. A função de "esposo" só pode vir do sexo masculino. A característica masculina faz parte da incarnação de Cristo, é um fator relevante. Assim, como disse o Papa João Paulo II: "A Igreja não tem autoridade para conferir a ordenação de mulheres", pois o próprio Cristo determinou que devem ser homens.


(Agradeço a indicação do texto de Barnes ao próprio blog Ascending Mount Carmel)

Nenhum comentário: