quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Livro de Lembranças: Os 1.900 Católicos mortos por Lenin e Stalin.


Os católicos russo publicaram Kniga pamiati: Martirolog Katolicheskoi Tservi v SSSR, no ano de 2000. Este ano, a universidade católica americana Notre Dame traduziu o livro, chamando-o de Book of Rembrance: A Martyrology of the Catholic Church in the USSR ( o que em português seria: O Livro de Lembranças: Os Mártires da Igreja Católica durante a Rússia Comunista).

O livro destaca cada um dos 1.900 católicos (padres e leigos) que foram mortos pelo regime comunista russo. Estes mártires agora estão em processo de canonização na Igreja Católica.



A vida de cada um dos 1900 católicos pode ser conhecida no site (isso mesmo, cada um deles!). As biografias contam como eles desapareceram e foram mortos nos regimes de Lenin e Stalin.

Vejamos o que diz o site sobre os mártires que morreram sob o comunismo (traduzo em azul).

As entradas de cada nome dos mártires foram coletadas e editadas pelo Padre Bronisƚaw Czaplicki e Irina Osipova, em nome da Comissão Martirológica para o Jubileu do Ano 2000 estabelecida pela Administração Apostólica para os católicos do norte da Rússia europeia. É verdadeiramente surpreendente que uma coleção tão volumosa foi montada e preparada para publicação até o ano 2000, apenas nove anos após a abertura dos arquivos dos órgãos da ex-União Soviética, a fonte da maior parte do material de segurança do Estado. Os compiladores consultaram colegas em arquivos regionais espalhados por todo o país. As fontes de arquivo são listadas na Bibliografia 

Em 30 de janeiro de 2002, a Conferência dos Bispos Católicos da Federação Russa inaugurou o "Novos Mártires Católicos da Rússia", um programa de promoção da canonização de mártires russos do século XX. Dezesseis foram escolhidos para este procedimento formal. O processo para a sua beatificação teve o título de "Causa da Beatificação ou a Declaração de martírio de Dom Edward Profittlich, SJ, e quinze companheiros." A causa foi aberta oficialmente em 31 de maio de 2003, e a partir dessa data estes dezesseis mártires são conhecido como "servos de Deus": 

Padre Fabian Abrantowicz, MIC 
Madre Catarina (Anna) Abrikosova, OP 
Padre Epifanius Akulov 
Monsenhor Konstanty Budkiewicz 
Padre Franciszek Budrys 
Padre Paweƚ Chomicz 
Padre Andrzej Cikoto, MIC 
Padre Antoni Czerwiński 
Padre Potapy Emelianov 
Irmã Rosa do Coração de Maria (Galina) Jętkiewicz, OP 
Camilla Kruczelnicka 
D. Antoni Malecki 
Padre Janis Mendriks, MIC 
Bispo Edward Profittlich, SJ 
Padre Stanisƚaw Szulmiński, SAC 
Padre Jan Trojgo 

O padre Czaplicki foi o postulador original para a Causa. Ele foi sucedido pelo padre Alexey Yandushev-Rumyantsev. Em 17 janeiro de 2014, a causa do Servo de Deus Edward Profittlich, SJ, foi transferido para a Estônia, e o processo original foi renomeado "Causa da Beatificação ou a Declaração de martírio de Dom Antoni Malecki e quatorze companheiros." 

Note-se que nem todas as 1.900 pessoas incluídas no Martirológio morreram como um mártires. Mas todas elas foram perseguidas pelo Estado de uma forma ou outra, e morreram por tiro de um pelotão de fuzilamento, outros foram enviadas para campos de "trabalho corretivo", outros foram banidos para lugares remotos da União Soviética onde eles definharam e sofreram por anos. 

O teólogo George Weigel comentou o trabalho da Notre Dame sobre os mártires católicos russos.

É muito bom lembrar estes mártires do comunismo, em tempos que o comunismo ainda não morreu, vive forte na ideia estúpida que a salvação está nos bens materiais e nesta vida terrena.

Acessem o site e aprendam sobre a vida de alguns dos 1.900 católicos.


Nenhum comentário: