terça-feira, 4 de novembro de 2014

As Missas estão Efeminadas. Precisa-se de Missas para Homens, para que tenhamos Homens Católicos.


O padre Charles Pope disse que este é um assunto que o demônio não quer que você saiba, pois ele tentou publicar o texto e algo aconteceu e o texto desapareceu, e ele perdeu o texto entre seus arquivos, até que um site tinha republicado e o padre encontrou o seu próprio texto. Além do texto excepcional, o padre Pope ainda nos presenteia com um quadro de São José belíssimo, de James Tissot . Um quadro que mostra a força, a coragem, a dedicação, o trabalho e o cansaço de São José, em suma, nos mostra um homem.

Na minha cidade, uma rádio católica tem o "terço dos homens" na quarta-feira, apenas na quarta, e eu costumo ficar feliz quando vejo homens rezando e participando de missas. Eles são minoria e temo pela falta de homens dedicando suas vidas a Cristo.

O padre Charles Pope realmente escreveu um excelente texto sobre o assunto, leia, pois o demônio não quer que você leia. Vou traduzir aqui partes do texto (em azul)

Quando eu estava crescendo, meu pai costumava me exortar a "seja homem." Ele me convocava à coragem e à responsabilidade e para descobrir a capacidade heroica que estava em mim. São Paulo também falou de uma masculinidade espiritual com estas palavras:

"A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo." (Efésios 4:11-13)

As mulheres vão me perdoar (elas têm seu próprio tipo de força), eu quero emitir uma convocação especial para os homens, especialmente aos pais, maridos e sacerdotes. A convocação é simples: seja homem. Precisamos de homens nestes dias negros, homens que heroicamente falem e ajam, homens que anunciem a verdade e insistam nesta verdade, onde quer que eles tenham autoridade, os homens que parem de ser pais e maridos passivos, padres que falam platitudes permanecendo em silêncio na tempestade moral. Sim, seja homem.

Tem sido frequentemente observado que os homens estão muito desvinculados da prática da fé e da participação na sagrada Liturgia. Francamente, há uma razão - não politicamente correto, mas uma razão, no entanto. A maioria dos homens me diz que a Igreja está muito efeminada. Fala-se muito na Igreja sobre o perdão e o amor, sobre a receptividade e sobre ser "mais agradável". Estas são belas virtudes, todas elas necessárias. Mas os homens também querem ser envolvidos, a ser enviados para a batalha, para ir adiante e fazer a diferença

Depois de anos de feminismo radical, os homens estão envergonhados para tentar assumir a liderança e autoridade em suas famílias e na Igreja. Qualquer garoto normal é cheia de agressividade, competitividade e ansioso para testar suas asas. Mas muitos meninos estão sendo repreendidos, castigados, e até mesmo medicados para essas tendências normais. Eles são orientados a se comportar mais como meninas e aprender a ser mais agradáveis e para se dar bem, etc. É óbvio que limites são necessários, mas a tendência para a agressividade dos meninos é normal. 

Embora muitos nas últimas décadas têm descrito a Igreja como "dominação masculina", nada poderia estar mais longe da verdade. A maioria das estruturas de liderança paroquiais é dominada por mulheres. E as mulheres fazer o trabalho bem. Mas a Igreja tem feito um trabalho muito pobre de engajar os homens como homens e equipá-los para serem maridos fortes, pais e sacerdotes. Virtudes relacionados à liderança corajosa e o uso eficaz de autoridade são escassas enquanto outras virtudes, como a colaboração, a escuta, empatia e compreensão são superestimadas. 

Essa falta de equilíbrio, em que as virtudes tradicionalmente masculinas são minimizadas, está levando muitos homens a se tornarem desvinculados da Igreja. 

Mesmo tão cedo quanto 1885, o Papa Leão XIII viu sair uma suavidade que estava infectando os tempos. Em um documento apropriadamente chamado (e usando palavras que o clero e os pais têm medo de usar) Quod Auctoritate, o Papa Leão disse:

You know the temper of the times—how many there are who love to live delicately and shrink from whatever requires manhood and generosity; who, when ailments come, discover in them sufficient reasons for not obeying the salutary laws of the Church, thinking the burden laid upon them more than they can bear . . . perils everywhere abound. The great virtues of our forefathers have in large measure disappeared; the most violent passions have claimed a freer indulgence; the madness of opinion which knows no restraint, or at least no effective restraint, every day extends further; [and yet among] those whose principles are sound there are many who, through a misplaced timidity, are frightened, and have not the courage even to speak out their opinions boldly, far less to translate them into deeds; everywhere the worst examples are affecting public morals; wicked societies which We ourselves have denounced before now, skilled in all evil arts, are doing their best to lead the people astray, and as far as they are able, to withdraw them from God, their duty, and Christianity . . . Therefore those who speak to the people should lay it down persistently and clearly that according not only to the law of the Gospel, but even to the dictates of natural reason, a man is bound to govern himself and keep his passions under strict control, and moreover, that sin cannot be expiated except by penance . . . In order therefore that Our teaching may sink into men’s minds, and what is the great thing, actually govern their daily lives, an attempt must be made to bring them to think and act like Christians, not less in public than in private.

(Tradução do texto de Leão XIII, que veio do leitor amigo Nik:
"Você conhece o humor dos tempos - quantos há que gostam de viver com delicadeza e se encolhem do que quer que lhes exija masculinidade e generosidade; os que quando advém as doenças, descobrem em si mesmos razões suficientes para não obedecerem as saudáveis leis da Igreja, pois pensam que o fardo colocado sobre eles é maior do que podem suportar… perigos em toda a parte abundam. As grandes virtudes dos nossos antepassados têm em grande medida desaparecido; as paixões mais violentas clamam por uma indulgência libertadora; a loucura da opinião que não conhece restrição, ou pelo menos nenhuma restrição efetiva, a cada dia se expande mais; (e ainda entre) aqueles cujos princípios são sólidos, há muitos que, através de uma timidez fora de lugar, estão com medo, e não têm sequer a coragem de falar suas opiniões corajosamente, muito menos para traduzi-las em ações; em todos os lugares os piores exemplos estão afetando a moral pública; sociedades perversas que nós mesmos denunciamos antes, habilidosas em todas as artes do mal, estão fazendo o seu melhor para levar o povo ao descaminho, e quando capazes, de retirá-las de Deus, do seu dever, e do cristianismo. . . Portanto, aqueles que falam ao povo deveriam estabelecer de forma persistente e clara que, de acordo não só com a lei do Evangelho, mas, mesmo com os ditames da razão natural, o homem é obrigado a governar a si mesmo e manter suas paixões sob estrito controle, e além disso, que o pecado não pode ser expiado exceto pela penitência. . . A fim de que o nosso ensino possa penetrar nas mentes dos homens, o que é a grande coisa, a fim de governar suas vidas diárias, deve ser feita uma tentativa de trazê-los a pensar e agir como cristãos, não menos em público do que no privado.")

O afastamento dos homens da Igreja passou a significar que muitos homens cristãos são pais e maridos passivos. Eles não têm amadurecido em sua fé, mas permanecem em uma espécie de infância espiritual. Eles não são os líderes espirituais em suas casas que a Escritura os chama a ser (cf. Ef 5). Se eles vão para a igreja em tudo, as esposas têm que arrastá-los para lá. Eles não ensinam seus filhos a rezar, a praticar a fé, ou ler as Escrituras. Muitas vezes, eles deixam isso para suas esposas para fazer.

---
Lindas e verdadeiras palavras do Papa Leão XIII.

Leiam todo o texto do padre Charles Pope, ao final, ele indica vários sites dedicados a homens católicos.


(Agradeço a indicação do texto de Pope ao site New Advent)

10 comentários:

Nik disse...

Pedro, revise. Há expressões precisando de um toque. mas esta passagem não pode ficar fora do alcance de ninguém!

"Você conhece o humor dos tempos - quantos há que gostam de viver com delicadeza e se encolhem do que quer que lhes exija masculinidade e generosidade; os que quando advém as doenças, descobrem em si mesmos razões suficientes para não obedecerem as saudáveis leis da Igreja, pois pensam que o fardo colocado sobre eles é maior do que podem suportar… perigos em toda a parte abundam. As grandes virtudes dos nossos antepassados têm em grande medida desaparecido; as paixões mais violentas clamam por uma indulgência libertadora; a loucura da opinião que não conhece restrição, ou pelo menos nenhuma restrição efetiva, a cada dia se expande mais; (e ainda entre) aqueles cujos princípios são sólidos, há muitos que, através de uma timidez fora de lugar, estão com medo, e não têm sequer a coragem de falar suas opiniões corajosamente, muito menos para traduzi-las em ações; em todos os lugares os piores exemplos estão afetando a moral pública; sociedades perversas que nós mesmos denunciamos antes, habilidosas em todas as artes do mal, estão fazendo o seu melhor para levar o povo ao descaminho, e quando capazes, de retirá-las de Deus, do seu dever, e do cristianismo. . . Portanto, aqueles que falam ao povo deveriam estabelecer de forma persistente e clara que, de acordo não só com a lei do Evangelho, mas, mesmo com os ditames da razão natural, o homem é obrigado a governar a si mesmo e manter suas paixões sob estrito controle, e além disso, que o pecado não pode ser expiado exceto pela penitência. . . A fim de que o nosso ensino possa penetrar nas mentes dos homens, o que é a grande coisa, a fim de governar suas vidas diárias, deve ser feita uma tentativa de trazê-los a pensar e agir como cristãos, não menos em público do que no privado."

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Nik,

Como eu esclareço do lado direito do site, não tenho muito tempo para o blog, faço um esforço na tradução usando o google corrigindo aqui e ali erros.

Mas vou tentar encontrar um tempo para fazer uma correção. Agora, neste exato instante está complicado. Qualquer dia contrato um estagiário, hehe.

Muito obrigado pela tradução da parte do Leao XIII, vou incluir citando sua ajuda.

Abraço,
Pedro Erik

Nik disse...

Claro, Pedro, só quis chamar a atenção para a probreza da minha tradução me parceria com o Google! ;)

Sobre Tissot, não sei se conhece a obra dele em livro, dois volumes, contando a Vida e Paixão de Nosso Senhor. Livro em dois volumes, no qual foi publicado pela primeira vez todas as ilustrações que fez após sua reconversão e quatro ou cinco viagens à Terra Santa. Trabalho portentoso.

Abraço e obrigado por esta postagem. Veio na hora certa.

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, caríssimo Nik.
Não sabia não sobre Tissot. Para o post eu dei uma pesquisada rápida e vi que tinha obras da vida de Cristo. Mas não sabia o que você contou. Sensacional.

Abraço,
Pedro Erik

Nik disse...

Oh sim, a história dele é das fascinantes. Principalmente pelo que ainda não sei, qual seja pelos detalhes da conversão, das viagens de estudo e dos anos de trabalho em seu La vie de notre seigneur Jesus Christ.

Logo após serem publicados, os originais foram comprados por um museu no Brooklyn Museum, onde ainda estão.

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:The_Life_of_Jesus_Christ_by_James_Tissot

Tissot era um grande pintor, querido pelo circuito francês do final do séxulo XIX. A conversão mudou o foco da sua arte.

http://www.jamestissot.org/

Se você estiver ou for à São Paulo, há um exemplar no Museu de Arte Sacra, os dois volumes.

http://www.museuartesacra.org.br/pt/museu/obras-raras

Abraço!

Pedro Erik Carneiro disse...

Com certeza, quando for a São Paulo, visitarei o Museu de Arte Sacra.

Obrigado, amigo.

avmss disse...

Muito bom! Nessa semana mesma estava procurando sobre o assunto, encontrei um livro que fala a respeito disso: “The Church Impotent – The Feminization of Christianity” de Leon J. Podles. Tem na internet em pdf, pretendo lê-lo e também o texto completo do padre citado por você.
Depois do Terço tenho rezado a ladainha de São José, que é muito boa.

Abraço

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado pela dica, caríssimo avmss.
Acho que vou seguir você e também rezar a ladainha de são José.
Abraço
Pedro Erik

Duddu Pontes disse...

Caro Pedro, excelente post(junto ao outro que fala da oração do General Douglas MacArthur por seu filho)!
Além disso, vem muito a calhar com o momento pessoal que vivo.

Deixem-me partilhar um pouco de minhas experiências com você e os leitores.

Meu pai sempre foi um homem de família, literalmente. Representou frequentemente aquela figura masculina, presente, forte e que, acima de tudo, sustentava a família(em todos os sentidos) e ressaltava a importância de Deus na nossa vivência. Inúmeras vezes ouvi dele - Seja homem - quando algo de dificultoso se apresentava a mim. Não homem no sentido agressivo, mas sim na capacidade de suportar as intempéries da vida de cabeça erguida, sem murmuração e confiando na Providência.

Desde 2011 muita coisa mudou na minha vida. Passei por vários problemas e situações difíceis se apresentaram a mim. Tive complicações de saúde, arrumei uma namorada que brevemente(Janeiro), com a graça de Deus, se transformará em minha esposa, retornei ao convívio mais íntimo com a Igreja, construí minha casa, passei num concurso público, enfim, o que quero dizer é que tive de deixar de ser um menino e me transformar num homem!

Por vezes pensei que não fosse conseguir, queria desistir, achava que não era capaz e foi exatamente aí que entrou a figura e todos os ensinamento advindos do meu pai. Ele simplesmente me ensinou a ser homem! Ele foi o exemplo que eu precisava pra superar todas as adversidades que se apresentaram a mim. Aí me pergunto, se meu pai tivesse sido um 'bunda mole'? Um homem suave e passivo? Um homem que não se importasse com a família e com a oração? Agradeço e Deus e a ele por ter me ensinado tanto e, principalmente, me criado na fé católica!

Por fim, esse problema do "Man Up" se apresenta hoje na sociedade de variadas formas. Como estudante de história numa Universidade pública vejo, por exemplo, essa praga que é o feminismo descaracterizar vários homens que então passam a se identificar como feministas e a demonizar todo o padrão de 'homem' como é normalmente concebido. Tudo em nome do fim da 'opressão machista'!

Ainda há a questão dos seminários, nossos futuros padres feminizados...

Que São José rogue por todos os pais de família e seja exemplo para todos os homens que querem cumprir seu papel na sociedade(especialmente nossos padres e seminaristas)!

Abracos!

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, meu caro Duddu, pelo seu depoimento.
Agradeca muito a Deus pela graca de seu pai.
Eu nao tive essa bencao. E sofri muito na vida por isso.

Grande abraco,
Pedro Erik