terça-feira, 17 de abril de 2018

Livro Temas do Comércio Exterior do Brasil, Que Organizei.


Em 2016, eu fui convidado pela Editora Prismas para ser diretor científico em publicações sobre comércio exterior. De lá pra cá, foi publicado meu livro Perspectivas do Comércio Exterior do Brasil em um Mundo Caótico e sem Vantagem Comparativa e ontem foi lançado no site da Editora Prismas o livro Temas para o Comércio Exterior do Brasil: Produtividade, Política Fiscal, Defesa da Concorrência e Financiamento.

Este último livro foi organizado por mim e contou com artigos de diversos economistas do Ministério da Fazenda e do Banco Mundial.

Ele é muito bom para quem deseja trabalhar com tema de comércio exterior e não sabe sobre qual aspecto tratar. O livro apresenta diversos ângulos de análise.

Para se ter uma ideia desse livro aqui vai o texto que vai na contracapa:

Após 2014, o Brasil entrou em forte crise econômica e política e no momento não se tinha mais a contribuição positiva do comércio exterior para contrabalançar as dificuldades domésticas. Durante a crise, muitas vozes políticas e empresariais surgiram condenando a política governamental de comércio internacional elaborada nos anos de bonança, política que incentivava certos setores econômicos com benesses estatais.

Em 2016 e 2017, o Brasil apresentou elevados saldos comerciais, mas isso não tem significado que o país está enriquecendo, foi mais um sinal da fragilidade da economia doméstica. As importações caíram vertiginosamente.

O Brasil nunca se convenceu politicamente que David Ricardo estava certo com sua tese de “vantagens comparativas”, tese que está meio obsoleta nos dias de hoje, diante dos avanços tecnológicos. Mas, na saída da crise iniciada em 2014, será que o Brasil conseguirá abandonar seu viés protecionista frente aos resultados devastadores que essa política tradicionalmente deixa para o país? Como fazer isso?


Em geral, os livros e artigos que tratam sobre o comercio exterior do Brasil centram suas análises no grau de abertura comercial do Brasil e de como o chamado custo Brasil prejudica o desenvolvimento desse comércio. Este livro sai dos debates mais teóricos para tratar de temas práticos da questão. A partir da necessidade de ampliar a produtividade brasileira, até o controle voltado para a ampliação da concorrência, passando pelo PROEX e pelo financiamento privado do comercio exterior. 

Nenhum comentário: