sábado, 15 de setembro de 2012

Obama e o Mundo Muçulmano

-

O programa mais assistido na TV a cabo dos Estados Unidos fez um bom resumo da política de Obama para os países muçulmanos e como esta política falhou miseravelmente.

Abaixo vai o vídeo do youtube do programa Bill O'Reilly, vou traduzir em azul o que O'Reilly disse abaixo, após o clip inicial de apresentação do programa.

Depois das palavras de Bill O'Reilly, ele discute com Keith Allison. Perdão, mas eu não tenho tempo para traduzir todo o vídeo e também não perco tempo com Allison, ele é estúpido demais, não vou perder tempo traduzindo o que ele disse, nem o que O'Reilly respondeu a ele.

Aliás, no dia seguinte O'Reilly fez outra parte da análise sobre presidente Obama e mundo muçulmano no qual respondeu Allison de novo, mostrando que o Egito ataca os Estados Unidos diariamente mas depende da ajuda financeira americana. Para O'Reilly, os Estados Unidos devem cortar a ajuda ao Egito e proibir os americanos de viajar para lá, enquanto o governo egípcio não prometer proteção aos americanos abertamente.

Vamos a tradução de parte do vídeo abaixo:




Eu sou Bill O'Reilly, obrigado por nos assistir nesta noite. Presidente Obama e o Mundo Muçulmano este é o assunto desta noite no Talking Points Memo. 

Inicialmente, Obama tentou uma abordagem soft (soft power) com relação ao mundo muçulmano. Com a esperança de que se ele fosse sensível, ele poderia convencer a  maioria dos muçulmanos que os Estados Unidos não eram inimigos. 

Em junho de 2009, presidente Obama disse isso no Cairo:

Obama: "Islã tem uma orgulhosa tradição de tolerância. Nós vemos na história da Andaluzia e Córdoba, durante a inquisição. Eu vi isso de perto, como uma criança na Indonésia, onde cristãos e muçulmanos praticavam sua religião livremente, em um país de maioria muçulmana. É este o espírito que precisamos"

Esta abordagem soft falhou. Pode ter sido uma boa tentativa, mas falhou. Aqui estão os fatos:

1) Evidências claras mostram que o Paquistão estava protegendo Osama bin Laden;

2) Quando os agentes americanos do Navy Seal pegaram bin Laden, Paquistão prendeu o homem que colaborou com os americanos para encontrar bin Laden. Paquistão condenou Dr. Shakil Afridi a 33 anos de prisão, isto é um insulto direto aos Estados Unidos que dão ao Paquistão mais de 2 bilhões de dólares em ajuda por ano.

3) No Afeganstão, onde mais de 2 mil americanos forma mortos, o governo de Karzai permanece corrupto e não colabora na proteção dos americanos. Muitos afegãos apoiam o Talibã abertamente. Nossos 11 anos no país são frustrantes, para dizer o mínimo.

4) O Irã abertamente desafia os Estados Unidos e o mundo, continua a perseguir o desenvolvimento de bomba nuclear. Irã o inimigo mais perigoso dos Estados Unidos.

5) No Egito, a Irmandade Muçulmano agora controla o governo. Demonstrações contra os Estados Unidos são muito comuns. Como você deve saber, o governo do Egito não protegeu a embaixada dos Estados Unidos, que foi atacada nesta semana. Apesar disso, o governo americano continua enviando bilhões de dólares em ajuda para o Egito.

6) No Iêmen, o governo fraco do país não consegue controlar a al Qaeda que domina parte do país. Também há demonstrações contra os Estados Unidos no país.

7) Em Líbia, há um caos. O fraco governo de lá não consegue proteger os americanos no país. O embaixador Christipher Stevens era um amigo de longa data do país, mas foi assassinado na terça.

Então, você ver que as evidências são surpreendentes. A maioria do mundo muçulmano não é amiga dos Estados Unidos, apesar da abordagem de Obama.

Agora, chegou a hora de mudar de estratégia.

Nós não acreditamos que é sábio antagonizar abertamente países muçulmanos, com exceção do Irã. Este país deve ser tratado pelos militares.

Entretanto, presidnete Obama tem a obrigação de punir países como o Egito que permitem ataques contra americanos. Presidente deve punir os egípcios.

Nós vivemos em um mundo perigoso, mas a missão primeira do presidente é proteger os americanos.
-

Tenho apenas três coisas a acrescentar ao que disse O'Relly:

1) faltou falar da Síria e da Arábia Saudita;

2) O que Obama disse sobre tolerância muçulmana, eu comentaria que
          a) A tolerância muçulmana na Andaluzia e em Córdoba não tem base histórica firme, os cristãos tinham que pagar impostso para se submeter aos muçulmanos e ainda assim eram atacados;
          b) Na Indonésia, há regiões de forte presença muçulmana que os cristãos são atacados quase diariamente.

3) Obama disse na sua campanha eleitoral de 2008 que como presidente iria conversar diplomaticamente com o Irã para convencer o país a não fazer bomba nuclear. Na oportunidade, eu cheguei a rir da estupidez disso. Como presidente, claro que isto não aconteceu. Foi igual a sua promessa de fechar a prisão de Guantamo. 


Nenhum comentário: