sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Até o Papa Francisco Usa a Carta Hitler


Ontem, eu fui dar aula sobre blocos econômicos e teoria das relações internacionais. Quando eu estava falando sobre  Mercosul, eu comecei a falar um pouco sobre a história da Argentina e fatalmente cheguei na figura do Juan Perón, que o defini como figura terrível que combinava aspectos do fascismo e do comunismo, e que acabou gerando tanto adeptos fascistas como adeptos comunistas.

Daí um aluno me perguntou sobre as diferenças entre fascismo e comunismo.

Percebi que aquilo iria resultar em debate eleitoral, então tentei me restringir a fatos. Eu disse que havia muitas semelhanças entre fascismo e comunismo (líder carismático, estado dominador e totalitário, ódio ao cristianismo, anti-semitismo, estado militarizado que precisa de inimigo, defesa de uma separação entre os seres humanos). As diferenças que eu via, em termos de formação ideológica inicial, era que o nazismo em si tinha uma vertente forte nacionalista e racista, enquanto o comunista pregava uma dominação global em vista de separação materialista dos seres humanos.

Obviamente, tive que tocar nas acusações de que Bolsonaro seria fascista. E disse que Bolsonaro, pela sua vertente fortemente cristã, pela aprovação e elogios ao povo judeu, e pela vertente liberal econômica, não poderia de maneira nenhuma ser qualificado como fascista.

E que é um absurdo que pessoas qualificadas como FHC relacionem Bolsonaro ao fascismo.

Graças a Deus, a aula não descambou para debate político estúpido. Turma ficou tranquila.

Mas a estupidez tem sido a norma nos dias de hoje. No meu livro sobre comércio exterior (Perspectivas para o Comércio Exterior no Brasil em um Mundo Caótico), eu disse que o mundo é dominado pela erística, discurso sofista que não busca a verdade apenas derrotar o oponente. Vive-se de gritos de desespero e não na busca da verdade.

Não é que o próprio Papa Francisco usou Hitler para atacar aqueles que se preocupam com o avanço do Islã pro meio da imigração em massa na Europa.

Os políticos preocupados em defender a fé cristã na Europa são chamados de populistas pelo Papa e comparados a Hitler!!🙈🙉🙊

Será que o Papa chamaria Bolsonaro ou Trump ou Matteo Salvini ou Viktor Orban de fascistas, muito provavelmente, infelizmente.

Não lembro de Deus na Bíblia recomendando que os judeus aceitassem os cananeus e seus deuses em terras judias. Também não lembro de Cristo falando que os cristãos deveriam entender os pagãos, lembro Dele pedindo que os cristãos convertessem os pagãos.




Um comentário:

Isac disse...

O relatorio do superior jesuíta Pe Hans Kolvenbach a respeito do ainda padre J Bergoglio de não ser eleito bispo por ser algo ou muito desequilibrado "teria desaparecido" e as ações dele também confusas redundaram de como age no presente!
Mas as revolucionarias esquerdas e mais supostas más(?) linguas, que esse tipo seria o ideal para colocar à frente do Vaticano!
De uma se tem certeza: as esquerdas, globalistas, TLs e do zoo de desafetos da Igreja vibraram de satisfação à sua eleição e até agora não os teria desapontado - péssimo sinal - de menos aos conservadores, esses decepcionados, parecendo o papa Francisco manifestar-se conf. um pré elaborado script.