domingo, 4 de dezembro de 2022

As Acusações contra Cardeal Maradiaga

 


O cardeal Óscar Maradiaga é um dos cardeais mais próximos do papa Francisco desde o começo do pontificado, os sites de notícias chegaram a chamá-lo de vice-papa, por conta do poder que acumulou com a eleição de Francisco. 

Também há muito tempo se acusa o cardeal Maradiaga de se aproveitar do dinheiro do Vaticano para benefício próprio. Em 2017, depois de várias acusações de corrupção financeira que o cardeal negava, Francisco chegou a ligar para Maradiaga para pedir desculpas.

Mas no ano passado o papa teve que ordenar uma investigação contra ele, depois que várias denúncias foram feitas contra o cardeal Óscar Maradiaga, e o reitor, diácono Elio Alvarenga Amador, após tentativa deles de tirar da Igreja Católica a propriedade da Universidade Católica Nossa Senhora Rainha da Paz de Honduras, e transformá-la em uma organização não-governamental administrada de forma independente pelo próprio cardeal e pelo diácono, junto com a esposa do diácono e uma prima do diácono.

O cardeal Maradiaga, que é de Honduras, fará 80 anos no final deste mês e isso o faria aposentar. A mudança de posse da universidade para uma organização não-governamental permitiria que Maradiaga continuasse recebendo uma soma enorme de dinheiro da universidade.

O jornalista Edward Pentin, um dos melhores senão o melhor jornalista do mundo em matérias do Vaticano, relatou o caso no National Catholic Register. 

Pentin mostrou os documentos da tentativa de mudança de posse da universidade da Igreja Cattólica, que foi feito na surdina

Isso não é roubo?

Oh Deus, como se diz: neste pontificado, cada enxadada é uma minhoca.

Leiam o artigo de Pentin, clicando aqui.


Nenhum comentário: