No início da Segunda Guerra Mundial, os alemães tiveram rápido sucesso na invasão da França, que estava sendo protegida por tropas francesas, belgas e inglesas. Os alemães conseguiram alcançar os flancos dos seus inimigos e separá-los. Estava tudo pronto para um massacre total das tropas aliadas, mas Hitler, em uma das decisões mais controversas da guerra, parou o avanço alemão por três dias. Ninguém exatamente sabe o porquê. Mas foi isso que permitiu o resgate de mais 330 mil soldados aliados na cidade de Dunkirk (França), no período de 27 de maio a 4 de junho de 1940, para a Inglaterra.
Certamente, a Segunda Guerra teria sido outra e a moral de Churchill teria sido profundamente abalada se Hitler tivesse mantido o avanço. Churchill chamou o resgate de "miracle of deliverance" (podemos traduzir por milagre da redenção).
O resgate de Dunkirk (operação Dynamo) contou inclusive com 700 navios mercantes navios privados, barcos de pesca e barcos de passeio. A menor dessas embarcações, Tamzine, encontra-se no Museu de Guerra Imperial inglês. Vejam a foto do Tamzine abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário