quinta-feira, 27 de maio de 2010

Por falar em Guatânamo

No dia 22 de janeiro passado, uma força tarefa do governo Obama concluiu uma análise sobre os presos de Guatânamo. A revista The Weekly Standard divulgou hoje o resultado em um artigo de Thomas Joscelyn.

O Obama prometeu que iria fechar a prisão de Guatânamo no primeiro ano de governo. Não conseguiu e o relatório da força tarefa do próprio governo mostra que isso será muito difícil. O relatório mostra que 95% dos presos tem laços claros com a al Qaeda.

Dos 240 detentos: 126 foram aprovados para ser transferidos para seus países ou para uma terceira parte, 36 poderão ser processados por uma corte federal ou por uma comissão militar, 48 serão mantidos por prazo indefinidos dado o alto grau de periculosidade e 30 estão em uma espécie de condicional, pois são cidadãos do Iêmen, esse país tem forte presença de membros da al Qaeda.

A força tarefa contradiz uma análise bastante comum, de que há presos passíveis de libertação. Nenhum preso foi dado como passível de ficar livre e a força tarefa deixou claro que não garante que eles não tragam riscos.

Nenhum comentário: