No dia 20 de novembro de 2009, 1.079 emails e 72 documentos da Unidade de Pesquisa do Clima (Climate Research Unit - CRU) da Universidade East Anglia do Reino Unido foram disponibilizados publicamente por um hacker. Isso provocou uma crise científica e política imensa na idéia de que o homem é culpado por uma possível mudança climática (efeito antropogênico sobre o clima). Essa Universidade era a mais importante para fornecer as previsões metereológicas para a Nações Unidas e para todo mundo saber como seria a mudança climática no futuro. O evento ficou conhecido como Climategate, alcunha dada pelo jornalista inglês James Delingpole.
Os emails mostraram que os cientistas estavam tentando esconder informações que revelassem que a Terra não estava aquecendo ou que o aquecimento atual não era recorde, e ainda procuravam destruir qualquer jornal acadêmico que publicasse artigos que não corroborasse com a idéia da culpa do homem.
Quase dois anos depois, 5 mil novos emails apareceram na semana passada. É o Climategate 2. Muita gente está ainda dissecando os emails, mas eles mostram novamente manipulação de dados, publicação de artigos que usam dados sabidamente falsos, e ainda pioram ainda mais os crimes científicos daqueles que supostamente deveriam fornecer os dados sobre mudança climática ao mundo. Os novos emails mostram influência política de governos e instituições reconhecidas como Banco Mundial. Como reconhece um dos emails: "the science is being manipulated to put a political spin on it" (a ciência está sendo manipulada para propósitos políticos)
O site Watts Up With That tem trazido todo dia novidades sobre os emails. Vocês podem ver muitos exemplos de crime cientifico e manipulação de dados, além de influência política. Outros sites também fazem o mesmo, como o próprio James Delingpole. Se vocês quiserem baixar todos os 5 mil emails dos cientistas, chamados de FOIA2011, para fazer sua própria pesquisa, cliquem aqui.
O jornal inglês Daily Maill discute as consequências do Climategate 2.
O principal responsável pelos dados Phill Jones (foto abaixo), que aparece nos emails escondendo os dados e sugerindo aos cientistas que reforcem os argumentos de mudança climática, por causa dos patrocinadores das pesquisas, até agora não apareceu para pedir desculpas.
Aos poucos, muito aos poucos, o mundo vai vendo a farsa científica da idéia de aquecimento global provocado pelo homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário