quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Um Padre, Um Cachorro e um Curso de Teologia

-
 

Deus em inglês é God, escrito pelo avesso fica Dog, que é cachorro, o melhor amigo do homem.  O Padre James Mallon, seu cachorro Monsi, e o teólogo David Deane se juntaram para criar um curso de teologia em uma série de oito capítulos, chamado Dogmatic Theology.


Monsi entra como inspiração para o melhor amigo do homem: Deus. Por exemplo, Monsi correndo atrás de uma bola de tênis faz o padre ficar feliz ao ver o cachorro sendo...cachorro, e então ele passa a lembrar várias passagens do Velho e do Novo Testamento em que Deus fica feliz em ver o homem se desenvolvendo. No episódio três, o padre Fellon fala sobre o que é o pecado. Pecado não são regras feitas por Deus em um dia que estava de mau humor. Pecado é que aquilo destrói a nós mesmos. O padre lembra que proíbe Monsi de fazer certas coisas que vão prejudicar o próprio cachorro.

Se vocês souberem inglês, recomendo que assistam clips dos episódios. Seis países têm passado esta série (Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Escócia, Nova Zelândia e Cingapura).

Eu fico só pensando o que os muçulmanos pensariam do fato de um cachorro ser usado em um curso de teologia e para lembrar Deus. Pela tradição muçulmana cachorros são odiados. Em uma passagem do Hadith muçulmano, Maomé diz que os anjos não entram em casas que têm cachorros. Mas eu gosto cachorros e o seriado parece bem interessante pela capacidade de ensinar de forma clara, divertida e ortodoxa a doutrina católica.

Abaixo, o trailler do programa.

video


(Agradeço a indicação do programa ao site Rome Reports)

Nenhum comentário: