segunda-feira, 22 de abril de 2013

1.700 Anos depois, ainda sem liberdade e sendo roubados


Em 2013 completa-se 1.700 anos do Édito de Milão, que foi criado pelo imperador Constantino I (o primeiro imperador cristão do Império Romano) junto com o Imperador Licinius I (do Império Romano do oriente).

O Édito de Milão dava plena liberdade de credo religioso e restituía os bens dos cristãos que tinham sido confiscados pelo Império.

Mas a gente pode dizer que mesmo depois de 1.700 anos os cristãos continuam sendo perseguidos no mundo. Apesar da maioria da população global ser cristã, com 31,5% dos habitantes do Planeta sendo cristãos segundo a pesquisa do Pew Forum, os cristãos são o grupo religioso mais perseguido do mundo. Calcula-se que aproximadamente 100 milhões de cristãos vivem estado de perseguição, em países como Irã, Iraque, Sudão, Paquistão, Egito, Síria e Nigéria.

Os cristãos são perseguidos mesmo em países cristãos. Por exemplo, atualmente, a Igreja Católica está lutando contra o governo Obama na justiça, porque Obama quer impor sua agenda de aborto e contraceptiva sobre as instituições da Igreja.

As propriedades dos cristãos continuam sendo tomadas. No Reino Unido, onde eu morei por um tempo na minha vida, sempre me entristecia ao ver tantas igrejas e universidades que foram tomadas da Igreja Católica pela reforma protestante do país. Sem mencionar as Igrejas, as duas maiores universidades do Reino Unido, Oxford e Cambridge, foram fundadas por monges católicos e hoje são do estado anglicano. Na semana passada, o mundo soube que a Turquia irá transformar a grande Igreja Hagia (Santa) Sofia (Igreja católica originalmente) em mesquita muçulmana. Sem falar no Sudão que expulsou todos os cristãos para o Sudão do Sul.

O site Rome Reports fala do Édito de Milão. Lembra que na verdade não há um "édito" de Milão, mas uma carta de Licinius dando ciência do que foi resolvido na reunião com Constantino que ocorreu em Milão. E que antes do "édito" de Milão, houve um outro édito do Imperador Galérius dois anos antes que dava liberdade aos cristãos, mas não restituía as propriedades.

No  vídeo da Rome Reports não fala, mas apesar do Édito de Galerius,  a carta de Licinius para dar liberdade aos cristãos e devolver as propriedades deles era uma afronta a Máximus II que continuava perseguindo os cristãos e tomava suas propriedades e disputava o poder com Licinius.


Os cristãos continuam carregando a Cruz de Cristo, enfrentando perseguições e vendo suas propriedades sendo confiscadas. O Édito de Milão não nos deu liberdade, mas sabemos que só Cristo é a verdadeira liberdade.


Um comentário:

JUSCELINO disse...

VOCE ESQUECEU DO BRASIL.. AH.. MAS NO BRASIL NÃO SÃO OS CRISTÃOS PERSEGUIDOS.. E SIM O CRISTIANISMO QUE É MUITO PIOR.. POR SERES TIPO PETRALHISMO, GLOBISMO, JOAOUILISMOS, E CATERVAS DA MIDIA VAGABA....