quinta-feira, 4 de abril de 2013

Respondendo às Perguntas que Realmente Importam.

 

O que é Verdade? Deus Existe? Qual o significado da vida? O que é o Amor? O filósofo Peter Kreeft responde estas perguntas passo a passo em 10 degraus, no livro Jacob's Ladder: Ten Steps to Truth (o que remete à escada sonhada por Jacó em Gênesis 28:10-13, onde os anjos desciam e subiam em direção ao Céu).

Eu não li ainda, mas o autor é Peter Kreeft, já falei dele aqui no blog muitas vezes (como por exemplo aqui ou aqui ou aqui). Comprem! Certamente é bem escrito, didático e firme na filosofia e teologia.

Muitas vezes eu tenho reuniões sobre economia brasileira ou internacional e fico me perguntando, diante das previsões dos economistas, por que eles esquecem aquilo que é mais importante, inclusive para as previsões, nas suas análises: vida, família, cultura, pecados (cobiça, orgulho,..) e Deus. No passado, na fundação da chamada ciência econômica, os economistas (juristas e filósofos da época) estudavam teologia, filosofia e direito, hoje o foco é apenas em modelos do tipo VAR (value at-risk) que nem se sequer conseguem prever nada, nem evitam crises econômicas mais óbvias.

Costumo dizer que o chamado "pai da economia" era filósofo e professor de moral (Adam Smith), mas ele fez uma grande destruição da ciência econômica, ele colocou o egoísmo acima dos valores humanos, supondo que o egoísmo seria bom para todos ("mão invisível"). Acho, inclusive, que Adam Smith é um dos pais do comunismo, pela defesa do materialismo.

Veja o vídeo abaixo sobre do livro de Kreeft.





Nenhum comentário: