sexta-feira, 12 de abril de 2013

"Por que a Igreja não se Preocupa com o Divórcio ao invés do Casamento Gay?"


Algumas pessoa perguntam por que a Igreja Católica não concentra suas críticas ao divórcio ao invés de ficar agindo contra o casamento gay que envolve menos de 5% da população, enquanto a população
divorciada é imensamente maior e tem também efeitos deletérios para a família.

Bom, primeiro gostaria de dizer que acho que quem fala isso deve ser americano, pois no Brasil não vejo a Igreja Católica (CNBB) se lavantar firmemente contra nada, aborto, divórcio ou casamento gay.

Mas um dos maiores especialistas de direito canônico do mundo, Edward Peters, respondeu à pergunta que dá título a este post.

A resposta dele é bem simples, divórcio e casamento gay são coisas distintas. Para começar, algumas vezes o divórcio independe da vontade da pessoa, o casamento gay, não, ele é totalmente dependente da vontade da pessoa. Dentro do magistério da Igreja (Catecismo da Igreja Católica, parágrafos 2382 e 2383) há casos em que a "separação " dos conjuges é permitida, mas não há qualquer permissão para casamento gay. Não se pode agregar duas coisas diferentes, simplesmente por questões de número. Peters exemplifica dizendo que morre muito mais gente no mundo por desnutrição do que por assasssinatos, será que alguém diria que a desnutrição é uma ameaça maior para a humanidade? Não, assim como divórcio e casamento gay, assassinatos e desnutrição são coisas distintas.

Isto tudo não quer dizer, claro, que a Igreja não deva criticar o divórcio como fonte de destruição da família e sofrimento para os mais carentes (as crianças). Mas não deve-se reduzir a crítica ao casamento gay por conta da preocupação com o divórcio.

Assinem o blog de Edward Peters, é sempre uma aula de lei canônica deuma maneira bem didática.


Nenhum comentário: