terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O Emaranhado de Nós nas Nossas Vidas



2013 foi um ano de dois papas (espero que 2014 também seja). Então que tal terminarmos 2013 com um devoção que os dois têm?

Eu me culpo por achar por um bom tempo que esta devoção era fruto apenas de misticismo popular, não tinha nenhuma base histórica. Descobri este ano que a devoção tem base histórica e teológica, e que é seguida pelo Papa e pelo Papa Emérito.

O teólogo Taylor Marshall conta que quando o Papa Francisco estudou na Bavária, ele ficou impressionado por uma pintura de "Santa Maria, Nossa Senhora Desatadora dos nós." Ele adquiriu uma cópia da pintura, levou para a Argentina e promoveu a devoção a Maria sob este títuloAlém disso, o Papa Francisco presenteou o Papa Bento XVI um cálice com a magem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós gravada nele.

Diz ainda Marshall que a teologia de Nossa Senhora como desatadora de nós remonta ao século II - menos de cem anos após a morte dos Apóstolos. Santo Ireneu escreveu "o nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que a virgem Eva atou forte com a incredulidade, a virgem Maria desatou através da fé." Este é um dos primeiros exemplos que descreve Maria como a "Nova Eva ". Eva , ao lado de Adão, é o "co-pecadora". Maria, ao lado de Cristo crucificado, é o " co-redentora
Isso não quer dizer que Maria salva diretamente ou nos redime. Isso significa que Maria participa da ação redentora de Cristo. Seu papel é congruente e em relação ao papel absoluto de Cristo.

O quadro a que se refere Marshall que o Papa Francisco viu na Bavária é do pintor Johann Geroge Melchior Shcmidtener de 1700 e está na Igreja São Pedro em Augsburg. Fotos do quadro e da Igreja, abaixo:



Bom, eu já comecei minha novena para que Maria desate o emaranhado de nós da minha vida.

Se deseja começar a sua, clique aqui.

Abaixo um vídeo da oração de Nossa Senhora Desatadora de Nós:


FELIZ 2014 para todos os meus leitores e amigos deste blog.

Que o próximo ano traga mais paz para os cristãos, especialmente os perseguidos no mundo muçulmano.

8 comentários:

Anônimo disse...

Importa saber que em CAMPINAS (SP) existe um SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DESATADORA DE NÓS, em cujas missas sentimos a elevação de nossa espiritualidade.

Pedro Erik Carneiro disse...

Ótima informação, obrigado.

ICXC NIKA.

Abraço,
Pedro Erik

Duddu Pontes disse...

Pedro, meu querido amigo, tem como disponibilizar o link desse vídeo do Youtube? Quando clico em cima não redireciona pro youtube! Há tempos que eu queria saber o nome dessa música que toca como música de funda! Acho belíssima!

Forte abraco! Excelente ano novo pra você e sua família!

Pedro Erik Carneiro disse...

Aqui vai link, Duddu:

http://www.youtube.com/watch?v=pHl3qkquSLE

Feliz Ano Novo, amigo.

ICXC NIKA.

Abraço,
Pedro Erik

Unknown disse...

Feliz Ano Novo, Pedro! Bela dica da novena! Vou fazê-la também. Abraço, Quênio

Pedro Erik Carneiro disse...

Abraço, caríssimo Quênio.

Feliz Ano Novo, amigo, para você e sua família.

Pedro Erik

Duddu Pontes disse...

Deu certo, Pedro! =)
O nome da música é 'Pie Jesu' e quem canta no vídeo é um grupo chamado Celtic Woman! Mas tem a versão em canto gregoriano também, que é a que eu tinha ouvido e me apaixonado! Essa música toca muito durante o programa 'Experiência de Deus', do Padre Reginaldo Manzotti, que eu assisto todo dia! Muito me toca! Eleva em mim o sentimento do alto, do sacro, a letra é lindíssima!

Enfim, obrigado!

Abraco!

Pie Jesu, Qui tollis peccata mundi
Dona eis requiem
Pie Jesu, Qui tollis peccata mundi
Dona eis requiem,
Agnus Dei, Qui tollis peccata mundi
Dona eis requiem

Pedro Erik Carneiro disse...

Sensacional, Duddu.

Fico feliz em ter ajudado de alguma maneira.

Muito obrigado, pela informação sobre a música. Vou ouvi-la com mais atenção. E vou checar este grupo chamado Celtic Woman.

Grande abraço,
Pedro Erik