domingo, 22 de agosto de 2010

1940 - Serviço de Inteligência





Na sexta-feira passada, fez 70 anos que Churchill disse: “Never in the field of human conflict was so much owed by so many to so few" (Nunca na história dos conflitos humanos tantos deveram tanto para tão poucos). Essa frase mostra que Churchill entendeu e soube passar a seus compatriotas que a civilização humana estava em jogo na guerra contra o nazismo.

Do verão de 1940 (entre junho e setembro) até meados de outubro do mesmo ano, ocorreu a Batalha da Grã-Bretanha. Quando a força aérea alemã (Luftwaffe) tentou destruir a Royal Air Force (RAF) da Inglaterra. Foi neste período que Churchill disse aquela frase. Dois dias após o pior dia de combate (18 de agosto de 1940) entre as duas armadas aéreas. Os números acima retirados do site da BBC mostram que a RAF perdeu menos em aeronaves e em homens do que a Luftwaffe. A RAF perdeu 1.012 aeronaves e 537 pilotos, e a Luftwaffe, 1918 e 2.662, respectivamente. Os alemães não conseguiram vencer os ingleses e tiveram que abandonar a conquista da Grã-Bretanha.

Especialistas apontam que os principais problemas dos alemães foram provocados por falhas na inteligência, que subestimou o sistema de radar dos ingleses, não conhecia a divisão de comando da RAF e ainda supôs melhores condições climáticas.

Por falar em inteligência, ontem fez 70 anos de uma ação de inteligência: o assassinato de Leon Trotsky no México por um comunista espanhol, agente de Stálin, chamado Jaime Ramón Mercader del Río Hernández. Hernández, depois que saiu da prisão, foi condecorado tanto por Stálin como por Fidel Castro. Morreu em Cuba em 1978 e seu corpo está em Moscou.

Destaco o aspecto de que Stálin não precisou de um russo para matar um desafeto político. Aliás, o comunismo durante e após a Segunda Guerra conseguiu alavancar espiões dentro dos países capitalistas simplesmente pela ideologia. Entre tantos destaco os que ficaram conhecidos como Cambridge Five: Kim Philby (codinome: Stanley), Donald Duart Maclean (codinome: Homer), Guy Burgess (codinome: Hicks), Anthony Blunt (codinome: Johnson) e John Cairncross (codinome: Liszt).

Todos eram comunistas e foram membros da Universidade de Cambridge no Reino Unido na década de 30.

Realmente, não sei onde há mais comunistas se é nas universidades ou nos jornais, em qualquer lugar do mundo. No Brasil, a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) entra forte na competição.

Como disse William Buckley Junior, com receio do comunismo nas universidades: "I'd rather entrust the government of the United States to the first 400 people listed in the Boston telephone directory than to the faculty of Harvard University". (Eu prefereria entregar o governos dos Estados Unidos para os primeiros 400 da lista telefônica de Boston do que à Universidade de Harvard).

Bom, só para lembrar, o Obama é de Harvard e uma das primeiras providências dele quando assumiu a presidência foi devolver o busto de Churchill que estava na Casa Branca para a Inglaterra.

Nenhum comentário: