sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Isto é Brasil !!

-

Por vezes uma notícia revela um país, como se víssemos um mundo em miniatura. Ontem, eu vi uma notícia que revela o Brasil, seu povo.

A notícia é seguinte: A Justiça eleitoral do estado onde nasceu o Brasil (Bahia) proibiu que um comício colocasse no telão a novela Avenida Brasil (tem nome mais adequado para o ocorrido?).  É o comício do candidato do governo, Nelson Pelegrino, e vai contar com a presença da presidente do país. Prevendo o esvaziamento do comício, por causa da novela, Pelegrino queria passar a trama da Rede Globo no telão, durante o comício. A Justiça ainda deliberou que a polícia acompanhe o comício para ver se Pelegrino irá cumprir a decisão.

Por que esta notícia revela o Brasil? Vejamos:

1) Nem mesmo a presidente do país consegue ter idéias importantes que atraia a população para ouvi-la;

2) O partido da oposição não tem outra crítica ao uso do telão com novela, a não ser dizer que é proibido por lei. Não faz outra crítica, porque teria que criticar o povo. 

3) A imprensa brasileira também não discute esta aberração, apenas relata o fato. Teria que condenar a si mesma também, pois nunca questiona verdadeiramente os políticos e não informa sobre o verdadeiros problemas.Além de ter de condenar as novelas, se fosse discutir.

3) A população não se interessa por política, nem quando a presidente do país está presente;

4) A população prefere ouvir os problemas de personagens fictícios do que discussão de seus próprios problemas

5) A Justiça não tem poder, pois o Estado precisa gastar dinheiro para ver se o político do partido do governo irá cumprir a decisão judicial. Não se tem certeza se a lei será seguida nem por quem deseja governar.

5) Novelas dominam a cultura do Brasil. Hoje muitos jornais trazem a novela na primeira página.

6) Assim, sem ouvir seus políticos e sem saber o que eles pensam e o efeito de suas decisões, os brasileiros vão votando.

Vocês acham que isso não explica a nossa falta de saneamento público e a nossa péssima educação?

Cadê o povo para cobrar dos políticos  Está assistindo novela, isto é, deixando os problemas para depois, afinal "todos roubam", "políticos são todos iguais", "nunca muda nada mesmo".

O pior é ainda com futebol. Alguém seria louco de marcar qualquer coisa na hora de uma partida do Brasil na Copa do Mundo?

Lula disse neste mês que o povo brasileiro não está interessado no maior caso de corrupção da história do país, que ocorreu no governo dele , com aval dele, mas sim estaria interessado na situação do Palmeiras, para ver se o time vai cair para a segunda divisão. Ele tem razão.

Para mim, a notícia do comício é como aquela situação que passei inúmeras vezes como professor de faculdade particular: véspera de feriado, os alunos combinam de todos faltarem. Isto é, os alunos pagam a faculdade, mas pagam para não ir, pagam para não aprender, e o professor é obrigado a ficar na faculdade até horário de final da aula, para não ter salário reduzido, e não pode reprovar os alunos faltosos, porque se não os alunos saem da faculdade e a faculdade quebra.

Isto é, os alunos não querem aprender e não se pode condená-los por isso.

O povo não quer discutir os políticos e a política, mas votam.


3 comentários:

avmss disse...

Eu penso que está faltando liderança e planos para reivindicar mudanças, pois tivemos a marcha contra a corrupção, mas que é ridícula, ela não apontou nenhuma solução nem mostrou com quem estavam insatisfeitos. Acredito que um movimento contra o voto obrigatório já seria um começo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Avmss,

Não acho tão ruim a falta de liderança, o Tea Party americano mudou as eleições americanas de 2010 e até hoje não tem liderança. Saúdo os brasileiros que fizeram e apoiaram a marcha contra corrupção.

O que me incomoda é tamanho minúsculo de brasileiros que se importam com valores e princípios.

Concordo plenamente com você sobre o voto. Deveria ser voluntário, isto já obrigaria os políticos a se esforçarem mais na busca de soluções e em apresentar alternativas ideológicas. Todos os partidos são esquerdistas no momento, porque a maioria brasileira é (infelizmente), se nem todos votam, já muda de figura.

Abraço,
Pedro

Unknown disse...

No Brasil dominam as novelas... e as seitas protestantes. Com alguma "sorte" também o espiritismo (afinal de contas o Brasil também é o maior país espírita), as diversas seitas gnósticas da Nova Era e cada vez mais também o culto do deus pagão da lua de Meca, Alá. Tantos são ainda os católicos que de católicos só têm mesmo a sua origem, pois são-no apenas nominalmente...