domingo, 24 de fevereiro de 2013

Último Angelus do Papa Bento XVI




Aqui vai a tradução do último Angelus do Papa Bento XVI. Sentirei muito sua falta, mas sei que a ação de renúncia e as orações dele são essenciais para a Igreja hoje.

Roma, 24 de Fevereiro de 2013.

Queridos irmãos e irmãs - obrigado pelo carinho!

    
No segundo domingo da Quaresma, a liturgia apresenta-nos sempre com o Evangelho da Transfiguração do Senhor. O evangelista Lucas coloca ênfase especial no fato de que Jesus foi transfigurado enquanto orava: a profunda experiência de relacionamento com o pai durante uma espécie de retiro espiritual que Jesus vive em uma alta montanha na companhia de Pedro, Tiago e João, os três discípulos sempre presentes nos momentos de manifestação divina do Mestre (Lucas 5:10, 8,51, 9,28).


 O Senhor, que pouco antes havia predito sua morte e ressurreição (9:22), oferece a seus discípulos uma antecipação da sua glória. E mesmo na Transfiguração, como no batismo, ouvimos a voz do Pai Celestial, "Este é o meu Filho, o Eleito ouvi-lo" (9:35). A presença de Moisés e Elias, representando a Lei e os Profetas da Antiga Aliança, é altamente significativa: toda a história da Aliança está focado Nele, o Cristo, que realiza um "êxodo" novo (09:31), não para a terra prometida, como no tempo de Moisés, mas para o céu. As palavras de Pedro: "Mestre, é bom que estamos aqui" (9.33) representa a tentativa impossível de parar esta experiência mística. Santo Agostinho diz: "[Pedro] ... na montanha ... tinha Cristo como o alimento da alma. Por que eu deveria descer para voltar aos trabalhos e dores, enquanto eu estava lá em cima cheio de sentimentos de santo. Que o amor de Deus inspirou nele uma conduta santa? "(Sermão 78,3).

    
Podemos tirar uma lição muito importante de meditar sobre esta passagem do Evangelho. Primeiro, o primado da oração, sem ela, todo o trabalho do apostolado de caridade é reduzido para o ativismo. Na Quaresma, aprendemos a dar bom tempo para a oração, pessoal e comunitária, o que dá fôlego para a nossa vida espiritual. Além disso, rezar não é se isolar do mundo e suas contradições, como Pedro queria no Tabor, mas a oração nos leva de volta para o caminho, para a ação. "A vida cristã - Eu escrevi na Mensagem para a Quaresma - Consiste em continuamente escalar a montanha para encontrar a Deus e depois voltar para baixo, com o amor e força retirada dele, de modo a servir os nossos irmãos e irmãs com o amor de Deus" (n. 3).

    
Queridos irmãos e irmãs, sinto que esta Palavra de Deus é particularmente dirigida a mim, neste momento da minha vida. O Senhor está me chamando para "subir a montanha", para me dedicar ainda mais à oração e à meditação. Mas isso não significa abandonar a Igreja, de fato, se Deus está me pedindo para fazer isso é para que eu possa continuar a servir a Igreja com a mesma dedicação e o mesmo amor com que eu tenho tentado fazer até agora, mas de uma maneira que é mais adequada para a minha idade e minhas forças. Invoquemos a intercessão da Virgem Maria: ela sempre pode nos ajudar a seguir o Senhor Jesus em oração e obras de caridade.


Vídeo da Rome Reports sobre o último Angelus do Papa.



Sentiremos a falta dele.




 (Agradeço a versão do Angelus em inglês ao site Whispers in the Loggia)

Nenhum comentário: