terça-feira, 29 de maio de 2012

Maior Desobediência Civil desde Martin Luther King

-

Eu já falei aqui que 43 dioceses da Igreja Católica nos Estados Unidos entraram com processo contra o governo Obama, porque o governo quer impor que as instituições católicas forneçam métodos contraceticos e abortivos. Agora, a Igreja Católica já fala que caso não consiga reverter a lei irá praticar desobediência civil. Será a maior desobediência civil desde as passeatas de Martin Luther King contra o racismo na década de 60. A Igreja está dizendo que é melhor ser preso do que incentivar a cultura da morte.

Acima, quadros de Hans Holbein que retratam São Tomás More e São John Fisher. Mais do que Martin Luther King, ninguém mais do que eles para saber quando uma lei ofende os direitos básicos do ser humano, como a liberdade religiosa, e por isso não há outra alternativa do que a desobediência civil.

Vejam o que diz o texto da reportagem da CNS News (traduzo em azul algumas partes):

Depois que 43 dioceses, inclusive das arquidioceses de Nova Iorque e Washington e da Universidade de Notre Dame, entraram com 12 processos contra a administração Obama alegando que a administração viola a liberdade reliogiosa, os bispos católicos preparam agora a maior campanha massiva de desobediência civil neste país desde o Movimento dos Direitos Civis dos anos 1950 e 1960.
 
"Quando direitos fundamentais humanos, tais como o direito de consciência, estão em jogo, talvez seja necessário testemunhar a verdade, resistindo a lei e sofrer suas penalidades.", diz o texto dos bispos.

O boletim dos bispos lembra aos paroquianos católicos que os bispos farão a "Quinzena da liberdade" (Fortnight for Freedom), que eles descreveram como "um período especial de oração, estudo, catequese e ação pública", que será feita entre de 21 junho - 4 julho.

O boletim faz referências especificamente a Martin Luther King, Jr., que foi preso em Birmingham, Alabama, na sexta-feira  santa de 1963 por fazer passeata sem autorização para protestar contra a as leis de segregação racial no Alabama.

Enquanto detido, Martin Luther King, que era um pastor batista, escreveu sua "Carta da Prisão de Birmingham", na qual ele disse que a justificativa moral para a desobediência civil contra as leis de segregação do Alabama foi derivada dos escritos dos santos da Igreja Católica, Agostinho e Tomás de Aquino.

 
Os bispos têm argumentado que os elementos da proteção dos doentes do sistema de saúde do Obama forçaria os fiéis católicos a agir contra suas consciências e os ensinamentos de sua Igreja. O mandato requer que praticamente todos os planos de saúde forneçam métodos de esterilização e contracpetivos, inclusive aqueles que causam aborto. 

 
"O que pedimos não é nada mais do que o direito de seguir nossas consciências como vivemos o nosso ensino", dizem os bispos.
 

O interessante é que este assunto não chega ao Brasil, aliás mesmo nos Estados Unidos, poucos jornais falam no assunto. Tenho certeza que se fosse um movimento gay ou de muçulmanos estaria no mundo todo. Mas a liberdade religiosa de católicos parece que pode ser destruída, a imprensa não se importa. 

Que São Tomás More e São John Fisher intervenham pelos católicos nos Estados Unidos.


(Agradeço a reportagem do CNS News ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: