domingo, 6 de maio de 2012

Terrorista das Torres Gêmeas: Sono fez ele confessar.

-

Khalid Sheik Mohammed (foto acima) é considerado o principal planejador dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, que mataram quase 3 mil pessoas, nos Estados Unidos. Ele era menbro da al-Qaeda de Osama bin Laden.

O jornal New York Post de hoje divulga hoje como a CIA conseguiu que ele confessasse os ataques. Teve que usar tortura, obviamente, o cara com uma mente criminosa deste grau não iria confessar ficando apenas preso.

O texto é baseado no relato de um ex-agente da CIA José Rodriguez. 

Khalid foi preso em 2003 no Paquistão, daí foi levado para uma prisão secreta da CIA chamada Black Site (Local Negro).

Primeiro, os agentes da CIA perguntaram se ele iria colaborar. Khalid respondeu recitando versos do Alcorão, quais devem ter sidos os versos?

No Alcorão, há inúmeros versos que incentivam a guerra contra infiéis (como as suras 2:193, 3:28, 5:33, 9:5, 9:20, 48:29, etc.). Para pesquisar os versos do Alcorão (em inglês), clique aqui.

Depois perguntaram sobre bin Laden. Khalid nada respondeu.

Perguntaram ainda sobre futuros ataques. Khalid respondeu em tom de ameaça: "logo vocês saberão".

A CIA sabia que ele era uma peça chave para evitar futuros ataques, chegar até  bin Laden e todos que planejaram os ataques de 11 de setembro. Então decidiu iniciar técnicas de tortura.

Várias técnicas foram usadas.

Uma informação interessante do texto, é que o manual de guerra da al-Qaeda dizia que os americanos não torturariam, usariam "luvas de crianças". Esta informação, para mim, merece uma análise profunda. Por que islâmicos radicais consideram que o Ocidente não é violento, enquanto eles matam ocidentais?

Voltando ao texto, Khalid sabia que os interrogadores não iriam matá-lo, pois ele era muito importante.

Até que os interrogadores chegaram à fraqueza de Khalid: o sono.

Khalid que estudou nos Estados Unidos, se fazia que não falava inglês, mas em uma sessão de interrogação os agentes perceberam que ele não conseguia segurar o sono. E um deles, chegou perto de Khalid e disse: "eu quero que você me peça polidamente em inglês que lhe deixe dormir".

Então ao descobrir a fraqueza de Khalid, os agentes deixaram ele sem dormir durante 7 dias e meio, fazendo muito barulho ou o deixando em posição desconfortável.

Khalid não resistiu e abriu o bico, falando tudo que sabia sem parar. O que se descobriu dele e de outro terrorista ajudou muito a evitar outros ataques e a chegar em bin Laden no ano passado.

Ontem, Khalid começou a ser julgado na Baía de Guantânamo em Cuba. Ele continua desafiando a matar a todos. Como fez nos ataques de 11 de setembro ou como assassinou o jornalista americano Daniel Pearl.


(Agradeço a informação do New York Post ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: